Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 17/11/2019 20:55 - Atualizada em: 18/11/2019 13:04
Lavras está fora da lista das 129 cidades mineiras com iminente risco de surto de dengue
O trabalho realizado durante todo o ano em conjunto pela população e órgãos de saúde do município garantiu a exclusão de Lavras da lista

Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Foto: Ministério da Saúde

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Ministério da Saúde divulgou que o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), até setembro, havia 994 municípios brasileiros em iminente risco de surto de dengue, zika e chikungunya. São cidades que apresentaram índices de infestação predial maiores de 4% - taxa considera alta pelo Ministério da Saúde. Diante desse contexto, o Governo Federal alerta a necessidade de intensificar, nessas localidades, as ações de combate ao mosquito. Ao todo, 4,9 mil realizaram o LIRAa, que aponta, ainda, outros 2,1 mil municípios em situação de alerta (com índices de infestação predial entre 1% a 3,9%).

Minas Gerais é a Unidade da Federação com o maior número de municípios em risco. Dos 853 municípios mineiros, 129 cidades registraram altos níveis de infestação. Junto ao estado mineiro, Bahia (104), Rio Grande do Norte (97), Maranhão (76) e Rio Grande do Sul (75) encabeçam a lista. Cerca da metade das cidades em risco (489) está no Nordeste.

Lavras felizmente está foram desta lista, isso porque durante todo o ano a população e a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, desenvolveram e ainda desenvolvem um trabalho de combate efetivo ao mosquito Aedes aegypti na cidade, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

A exclusão de Lavras da lista das cidades com risco iminente de surto de dengue, zika e chikungunya, não quer dizer que devemos "baixar a guarda". Vale lembrar que o cidadão lavrense é responsável pela sua casa. Portanto, fiscalize possíveis criadouros como ralos, pneus, garrafas, vasos de flores e caixas d'água.

De acordo com o Ministério da Saúde, até agosto deste ano, o Brasil registrou um aumento de quase 600% no número de casos de dengue em todo país, em comparação ao ano passado. Um salto de 180.239 casos para mais de um milhão e 230 mil casos. Os registros de zika e chikungunya também aumentaram em 37,5% e 15,3%, respectivamente, no mesmo período.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras