Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 25/10/2019 11:29 - Atualizada em: 25/10/2019 16:33
Treinamento de evacuação das margens do rio Grande será neste sábado
Há um ano grupo de trabalho vem realizando ações de cadastramento da população, definição de pontos de encontro e rotas de fuga na região

Sinalização aponta rota de fuga em caso de emergência. Imagem ilustrativa do site de olho na cidade

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O exercício de simulado previsto no Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina hidrelétrica Engenheiro "José Mendes Júnior", a Usina de Funil, será realizado amanhã, sábado, dia 26, para os moradores localizados às margens do rio Grande. A população cadastrada (cerca de 4 mil pessoas) em Lavras e Ribeirão Vermelho deve participar do treinamento.

Foram instaladas placas indicativas de rotas de fuga e 11 estações remotas do sistema de alerta. Além disso, desde 2018, um grupo vem realizando ações como: cadastramento da população, definição dos pontos de encontros, rotas de fuga e reuniões de trabalho e de esclarecimento com todos os envolvidos.

O treinamento ocorre em caráter preventivo atendendo a legislação vigente – Política de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012), Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010) regulamentada pela resolução Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 696/2015. Essa legislação busca capacitar as defesas civis e equipes de socorro e orientar a população em caso de incidentes com a barragem da usina, instalada no Rio Grande, na Região sul de Minas Gerais. "O simulado servirá para testar o sistema de alerta (sirene), a sinalização das rotas de fuga e pontos de encontro das Zonas de Autossalvamento (ZAS) e também para que todos saibam como agir no caso de alguma situação adversa", explica o coordenador da UHE Funil, Willian Rosa.

O exercício vai envolver os representantes da Defesa Civil Estadual, das Defesas Civis de Lavras e Ribeirão Vermelho, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, prefeituras municipais, equipe da Aliança Energia e a população localizada às margens do rio Grande. 

Amanhã, às 15h, uma sirene de emergência vai ser acionada e a população do município de Ribeirão Vermelho e a comunidade do bairro Niterói, em Lavras, deverão seguir a sinalização das rotas de fuga (trajeto a ser seguido no caso de uma emergência que exija evacuação da área) e ir para o ponto de encontro mais próximo (local seguro para permanência de pessoas) já definido previamente no PAE. Em seguida, os moradores serão recepcionados nos pontos de encontro e responderão questionários para que a ação seja avaliada, podendo também esclarecer eventuais dúvidas sobre o simulado.

 
.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras