Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 20/10/2019 16:57 - Atualizada em: 21/10/2019 09:39
Usina do Funil realizará simulado de rompimento de barragem no sábado
Em novembro a Usina completa 17 anos de atividade, e o simulado é feito para cumprir determinação de lei federal

Há 17 anos que a hidrelétrica foi construída na Cachoeira dos Uvás está gerando energia. Foto: AHE Funil

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O consórcio da Usina do Funil que fica localizada entre os municípios de Lavras e Perdões, vai realizar o Simulado de Rompimento da Barragem, no dia 26, próximo sábado, o simulado será realizado na cidade de Ribeirão de Vermelho, teoricamente a cidade que mais se afetaria se ocorresse um rompimento de barragem ou outro acidente qualquer, pois a cidade fica a jusante da barragem da usina, cerca de três quilômetros. O simulado será realizado também no bairro Niterói,pertencente ao município de Lavras.

O simulado foi preparado por representantes da Aliança Energia, que tem a concessão da exploração da Usina do Funil; Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), representada pelo agente regional de Proteção e Defesa Civil, o subtenente Clébio Wander Ribeiro, pelos Bombeiros Militares de Minas Gerais, Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) dos municípios de Ribeirão Vermelho, Campo Belo, Perdões, Lavras, Nepomuceno e Cana Verde.

O preparatório do simulado teve início em 2017 em cumprimento à lei federal 12.334 de 2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens e a resolução normativa nº 696 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica, que classificou as usinas hidrelétricas do Brasil para apresentarem o PAE (Plano de Ação de Emergência) aos municípios de sua responsabilidade.

Durante este período preparatório foram realizadas com os órgãos envolvidos para que tudo corra dentro da normalidade. Foram cumpridas determinadas fases até chegar a hora do simulado: Apresentação do PAE aos municípios, estudo da mancha de inundação, cadastramento de todas as pessoas que residem dentro da mancha especificada, identificação da rota de fuga e ponto de encontro, reuniões com as comunidades para dar conhecimento e explicações sobre a segurança da barragem, reuniões com líderes comunitários da região e comunidade para apresentação do PAE.

O simulado é apenas para cumprir uma formalidade imposta por lei federal, a Usina do Funil é considerada pela Aneel como de risco baixo.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras