Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 17/10/2019 07:45 - Atualizada em: 17/10/2019 11:11
Lavras e o esporte estão de luto, faleceu o professor Fernando de Oliveira, do projeto CRIA
O professor Fernando de Oliveira é o idealizador do projeto CRIA Lavras, que revelou grandes nomes para o atletismo brasileiro

Rosa Luto

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Faleceu na noite de ontem, quarta-feira, dia 16, na Santa Casa de Lavras, onde estava internado desde o dia 6 se tratando de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), o professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Fernando Roberto de Oliveira. Ele foi o idealizador do revolucionário projeto CRIA (Centro Regional de Iniciação do Atletismo),

Fernando de Oliveira tinha 54 anos e era casado, ele deixa a viúva Raquel e dois filhos: Pedro e Vitor, além de amigos e admiradores em Lavras, no Brasil e no exterior. Seu corpo será velado no ginásio poliesportivo da Universidade Federal de Lavras (Ufla), de 9h até às 15h, depois será transladado para a cidade de Ibitinga (SP), onde será sepultado amanhã. 

Fernando foi um dos fundadores da ADAB (Associação Desportiva de Atletismo Brasileiro). Ele foi treinador de todas as seleções brasileiras, da base a seleção principal, foi ainda treinador Chefe da seleção brasileira que disputou o Campeonato Sul-Americano este ano, além de ser o técnico da seleção brasileira escolar na Gimnasiade e da universitária na Universidade disputada no mês de julho em Napoli, na Itália. 

Seu projeto, o CRIA Lavras, foi condecorado no dia 13 de dezembro do ano passado com o Prêmio do Esporte Mineiro, na categoria "Projeto Transformador." A solenidade de reconhecimento ocorreu em Belo Horizonte, onde o professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (DEF/Ufla) Fernando Oliveira, coordenador da iniciativa, recebeu a honraria. O prêmio foi concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp). A condecoração do CRIA Lavras na categoria "Projeto Transformador" foi um reconhecimento pelo trabalho social que integra as linhas ação do trabalho. Em 2017 o CRIA Lavras também foi homenageado pelo Prêmio do Esporte Mineiro.

O CRIA foi fundado em 2007, através dele crianças e jovens eram treinados pelo professor, que integrava o Departamento de Educação Física (DEF). O projeto é uma atividade de extensão da Ufla em parceria com a Prefeitura Municipal. Tem como objetivo, por meio do atletismo, colocar crianças e jovens da cidade e região em contato com a universidade, para que, dessa forma, se sintam incentivados a ingressar nesse ambiente. O projeto é direcionado para alunos de escolas públicas e particulares.

A contribuição do projeto Cria Lavras na formação das crianças e jovens vai além do esporte. "No projeto, incentivamos os participantes a darem o melhor de si e cobramos resultados também nos estudos: as crianças precisam mostrar o rendimento que têm na escola e, se for preciso, podem fazer as atividades escolares dentro do ginásio", afirmou o professor Fernando em uma ocasião. Com esse incentivo e com a determinação que veem nos colegas, muitos conseguiram entrar em universidades federais e concretizaram, dessa forma, o objetivo do projeto. "Somos parceiros dos pais", declarou o professor em outra ocasião.

Para o professor Fernando, a força de vontade não tinha limites: além do município de Lavras, milhares de outras crianças são atendidas na região. Cidades como Ibituruna, Ijaci, Perdões, Bom Sucesso, Itumirim, Coqueiral e Itutinga são beneficiadas com o projeto por meio de parcerias com órgãos municipais, onde professores e estudantes de Educação Física da Ufla acompanham as atividades. A iniciativa despertou interesse também em outras universidades, como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que inseriu o programa com o apoio da equipe de Lavras.

Este é parte do legado deixado pelo professor Fernando de Oliveira, um incentivador do esporte e que mudou a vida de muitos jovens.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras