Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 08/10/2019 21:59 - Atualizada em: 09/10/2019 15:03
Outubro é o mês de aniversário de morte da Irmã Benigna
Irmã Benigna viveu a maior parte de sua vida religiosa em Lavras, trabalhou no Colégio de Lourdes e asilo

Irmã Benigna, no asilo de Lavras, onde também trabalhou na década de 80

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

As Celebrações Eucarísticas do 38º ano de falecimento da Serva de Deus, neste mês de outubro, serão realizadas nos dias 16 e 26/10. A primeira Celebração Eucarística, em ação de graças pela vida e santidade da Irmã Benigna e pela sua beatificação, no dia 16, será na cidade mineira de Sete Lagoas, às 19h, na Catedral de Santo Antônio (Praça Tiradentes, nº 9, Centro). Esta Missa dá continuidade à série de celebrações que ocorrem no dia 16 de cada mês, em homenagem à Serva de Deus.

Sete Lagoas é uma cidade importante na caminhada da Irmã Benigna, onde ela esteve por diversas vezes, deixando suas marcas de santidade. Estando em Sete Lagoas, Irmã Benigna ia sempre ao encontro do padre Fernando dos Reis de Melo, no Santuário de Adoração Perpétua. Nesta cidade, também está localizada a sede da Amaiben (Associação de Amigos da Irmã Benigna). Além da presença de grupos de oração da devoção, dos representantes da Amaiben na cidade, aí também residem alguns dos parentes da Serva de Deus.

A Celebração Eucarística solene pelo 38º ano do falecimento da Serva será realizada no dia 26, às 11 h, em Caeté/MG, no Recanto Monsenhor Domingos (Rodovia MG-435, Km 6). Após a Celebração, haverá almoço de confraternização, visita à Cripta do Ressuscitado, onde estão as Relíquias da Irmã Benigna e ao seu Memorial, onde o devoto encontrará vasto acervo sobre sua vida. Nesse dia, são esperadas caravanas de diversas cidades, organizadas pelos representantes e coordenadores de grupos de oração da devoção.

Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, Bispo da Diocese de Sete Lagoas, que conviveu com a Serva de Deus na sua juventude, presidirá ambas as Celebrações.

Irmã Benigna era uma pessoa simples, humilde, alegre e tinha grande amor ao próximo. Seu caminhar de vida deixou marcas profundas em todos que a conheceram e em todos os lugares por onde passou. Nasceu em Diamantina-MG, no dia 16 de agosto de 1907. Aos 28 anos de idade, no dia 11 de fevereiro de 1935 ingressou na Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, onde, levando vida de santidade, prestou serviços em diversas cidades de Minas Gerais: Lavras, Itaúna, Caeté, Lambari, Sabará, Caeté e Belo Horizonte. Irmã Benigna tinha uma fé inabalável.

Ela não fazia acepção de pessoas. Abdicava de si para cuidar do necessitado, a qualquer hora. Embora tivesse várias doenças, ela ia ao encontro de todos, nunca medindo esforços para chegar a ninguém. Sempre disponível para servir a cada um nas suas necessidades, a qualquer hora, a todos dedicava cuidado e atenção. Ajudava as pessoas a compreenderem suas vidas e a resolverem seus problemas através da fé e da oração. Sabia compreender as crianças e os jovens, e orientava os pais a compreendê-los também. Levou muitos à conversão, restaurou muitos casamentos e muitas famílias foram transformadas. Não fazia nada sozinha. Cada pessoa que se aproximava dela e se disponibilizava a ajudá-la na sua obra de caridade, ia descobrindo dentro de si a capacidade de também amar e servir a Deus e ao próximo. 

Irmã Benigna faleceu em 16 de outubro de 1981, em Belo Horizonte. Em vida, já era considerada Santa. Devido ao número de milagres atribuídos à sua intercessão, foi aberto o Processo de sua Beatificação na Arquidiocese de Belo Horizonte, no ano de 2011. Após o encerramento da fase diocesana (2013), toda a documentação foi encaminhada para o Vaticano. 

No momento, o dossiê com essa documentação, a "Positio", está sendo impresso e será examinado por um grupo de Teólogos, de Cardeais e Bispos, que opinarão sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade da Serva de Deus. Por fim, a "Positio" será apresentada ao Papa para que seja examinada. Sendo aprovada, o Papa Francisco, decretará a virtude heroica da Serva de Deus, e, neste momento, ela será declarada Venerável. Será mais um passo importante dos católicos rumo à sua Beatificação.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras