Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 02/10/2019 16:20
Neste domingo tem "Tropeada" em Lavras
Os tropeiros ajudaram a desbravar o Brasil Colônia e eles existiram até o meado do século XX

Imagem ilustrastiva extraída do site Coisas da Roça

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

No Brasil Colônia, o comércio era realizado através dos tropeiros, que são homens montados em mulas e burros, animais mais fortes e resistentes que os cavalos. Os tropeiros cruzavam o país vendendo de tudo: tecidos, panelas, fumo e principalmente alimentos como a carne seca, queijos, sal, açúcar, gordura animal e outros. Tudo era transportado nos lombos dos animais.

Em Lavras, até o início do século passado, os tropeiros que por aqui passavam tinham um ponto para descansar e pernoitar: os animais ficavam à sombra de paineiras que existiam no local, era um terreno em frente à praça da estação ferroviária, onde hoje existe uma empresa de ônibus. O local era conhecido como estalagem de tropeiros.

Após passar a noite naquele lugar, a tropa seguia caminho da Ponte do Funil, e na antiga estrada para Belo Horizonte, atravessando a região centro-oeste de Minas, vendendo e as vezes comprando mercadorias.

Como o tropeiro faz parte da história do Brasil, um grupo de criadores de mulas e burros promove em Lavras a já tradicional "Tropeada", que este ano será realizada no dia 6, domingo. A comitiva sairá às 10h do bairro Aeroporto, próximo ao Búfalo Grill e seguirá até o Centro de Treinamento Equestre "Lagoa dos Ipês", na MG-335, km 1, na saída para Ijaci.

Na chegada os tropeiros poderão desfrutar de uma boa moda de viola, da tradicional queima do alho e muitas comidas típicas. Informações: Hedeíson (35) 9 9940-3231 e Renato: (35) 9 8429-9153.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras