Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Desenvolvimento /


Publicada em: 11/09/2019 12:45 - Atualizada em: 11/09/2019 21:32
Pesquisa desenvolvida no Cefet de Nepomuceno pode salvar vidas
Professor e alunos do Cefet campus de Nepomuceno desenvolveram equipamento que pode detectar ruptura em barragens

Cenário de destruição e mortes, que agora com equipamento desenvolvido em Nepomuceno poderá pelo menos evitar as mortes. Imagem Bombeiros de MG 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

O rompimento da barragem de minérios em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é o primeiro de grandes proporções desde o desastre que deixou 19 mortes em Mariana, também na mesma região, há três anos. O desastre foi o sétimo a atingir Minas Gerais em apenas 13 anos, uma média superior a um rompimento de barragem a cada dois anos (1,85 ano). 

O que fazer para evitar estas tragédias levou um professor e dois estudantes do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), campus de Nepomuceno, a desenvolverem uma pesquisa de um sistema de alerta que capta vibrações antes da ruptura das barragens.  

O equipamento foi desenvolvido pelo professor Israel Teodoro e pelos estudantes Taciane Fátima Pereira e Lucas Mendes Amaral, dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Mecatrônica. O sistema deve ser instalado na estrutura da barragem para captar quaisquer vibrações que possam ser sinais de ruptura. 

Os alertas visuais e sonoros são dados independentemente de operadores, o que diferencia o sistema desenvolvido pelos estudantes de vários modelos existentes no mercado, como explica o professor Israel: "e um sistema robusto e de baixo custo, que pode ser instalado e gerenciado pela comunidade local. Ele é capaz de monitorar oito pontos de deformação ou umidade simultaneamente e emitir diagnóstico instantâneo".

A detecção pode acontecer em deformações no interior da barragem, em estruturas de sustentação, metálicas ou em concreto, ou qualquer outra superfície na qual se queira medir pequenas deformações. Os alertas sonoros são dados por meio de sirenes que, juntamente com displays instados em praças, informam sobre o estado da barragem e sinalizam a emergência. "Uma proposta futura seria inserir um alerta em mensagem de áudio gravada", acrescenta Israel.

Instalado em um modelo de cidade em escala, o circuito elétrico em funcionamento pode ser visto até sexta-feira, dia 13, durante a Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) no Cefet-MG campus Nepomuceno. A Mostra é realizada simultaneamente nos campi Leopoldina, Timóteo e Varginha. Em Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo e Divinópolis será realizada de 21 a 25 de outubro. O evento é promovido desde 1978 e divulga, para a comunidade interna e externa, trabalhos desenvolvidos dentro do Cefet-MG.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras