Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 11/09/2019 12:45 - Atualizada em: 11/09/2019 21:32
Pesquisa desenvolvida no Cefet de Nepomuceno pode salvar vidas
Professor e alunos do Cefet campus de Nepomuceno desenvolveram equipamento que pode detectar ruptura em barragens

Cenário de destruição e mortes, que agora com equipamento desenvolvido em Nepomuceno poderá pelo menos evitar as mortes. Imagem Bombeiros de MG 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O rompimento da barragem de minérios em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é o primeiro de grandes proporções desde o desastre que deixou 19 mortes em Mariana, também na mesma região, há três anos. O desastre foi o sétimo a atingir Minas Gerais em apenas 13 anos, uma média superior a um rompimento de barragem a cada dois anos (1,85 ano). 

O que fazer para evitar estas tragédias levou um professor e dois estudantes do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), campus de Nepomuceno, a desenvolverem uma pesquisa de um sistema de alerta que capta vibrações antes da ruptura das barragens.  

O equipamento foi desenvolvido pelo professor Israel Teodoro e pelos estudantes Taciane Fátima Pereira e Lucas Mendes Amaral, dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Mecatrônica. O sistema deve ser instalado na estrutura da barragem para captar quaisquer vibrações que possam ser sinais de ruptura. 

Os alertas visuais e sonoros são dados independentemente de operadores, o que diferencia o sistema desenvolvido pelos estudantes de vários modelos existentes no mercado, como explica o professor Israel: "e um sistema robusto e de baixo custo, que pode ser instalado e gerenciado pela comunidade local. Ele é capaz de monitorar oito pontos de deformação ou umidade simultaneamente e emitir diagnóstico instantâneo".

A detecção pode acontecer em deformações no interior da barragem, em estruturas de sustentação, metálicas ou em concreto, ou qualquer outra superfície na qual se queira medir pequenas deformações. Os alertas sonoros são dados por meio de sirenes que, juntamente com displays instados em praças, informam sobre o estado da barragem e sinalizam a emergência. "Uma proposta futura seria inserir um alerta em mensagem de áudio gravada", acrescenta Israel.

Instalado em um modelo de cidade em escala, o circuito elétrico em funcionamento pode ser visto até sexta-feira, dia 13, durante a Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) no Cefet-MG campus Nepomuceno. A Mostra é realizada simultaneamente nos campi Leopoldina, Timóteo e Varginha. Em Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo e Divinópolis será realizada de 21 a 25 de outubro. O evento é promovido desde 1978 e divulga, para a comunidade interna e externa, trabalhos desenvolvidos dentro do Cefet-MG.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras