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Publicada em: 27/08/2019 09:27 - Atualizada em: 27/08/2019 15:42
Prefeito José Cherem garante recurso junto ao Governo Federal para a Educação Conectada
Projeto iniciado na administração de Marcos Cherem terá continuidade na atual administração, que garantiu R$ 5,4 milhões junto ao governo federal

A tecnologia digital desperta maior interesse e prende a atenção dos alunos. Fotos: Secretaria Municipal de Educação

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O uso da tecnologia na infância é inegável, a atual geração de crianças nasceu em meio à era digital, tendo acesso a smartphones, computadores e tablets desde cedo e a todo momento. Os usos que uma criança faz desses dispositivos são vários. Existe uma série de jogos e desenhos animados disponíveis, boa parte com viés educativo e potencial para auxiliar na aprendizagem. Além disso, diariamente surgem novas tendências, aumentando a quantidade de opções que uma criança tem ao utilizar a internet.

É inegável que a tecnologia digital transformou o mundo no qual vivemos: mudou indústrias, o comércio, a agricultura e principalmente a educação. As crianças acompanham a evolução de tudo isso e segundo dados da Pró-Futuro, um em cada três usuários da internet de todo o mundo é uma criança, e os jovens representam a faixa etária mais conectada. A geração digital traz novas demandas e novos desafios a educadores e gestores da Educação. Demandas que devem ser atendidas com novas respostas do sistema de ensino – e não só novas, mas rápidas, sustentáveis e estruturantes.

Nesse sentido Lavras, mais uma vez, desponta como pioneira na Educação. O programa Educação Conect@da, lançado no ano de 2014, pelo ex-prefeito Marcos Cherem, já mostrava um perfil visionário do governo municipal que investiu seriamente em infraestrutura de ponta com interligação de fibra óptica entre todas as escolas da rede e aquisição de tecnologias móveis/tablets para utilização nas práticas pedagógicas de sala de aula para todas as unidades escolares.

Por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas), desde 2017, a equipe responsável pelo programa no município, composta pela professora Karla Veloso, pelo responsável pelo Departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura, Luciano de Souza, e pela responsável pelo PAR, Micheline Burgarelli Flor, tem buscado estratégias de assistência técnica e financeira iniciadas pelo Plano de Metas e o compromisso Todos Pela Educação. A elaboração do Plano de Metas foi feito em 3 etapas: diagnóstico da situação educacional, elaboração do plano de trabalho e análise técnica. 

Cabe ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) apoiar técnica e financeiramente os entes federados, avaliando as necessidades educacionais de suas redes de ensino. A equipe técnica reestruturou o novo ciclo do PAR em consonância com o Plano Nacional de Educação.

A Rede Municipal de Educação de Lavras foi reconhecida como um município piloto para o programa Política de Inovação Educação Conectada do governo federal, projeto inclusive de nome muito semelhante ao escolhido pelo governo municipal, e teve o Plano Local de Inovação, desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação, escolhido como modelo para o Ministério da Educação. 

Devido ao trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas municipais, com muito cuidado e profissionalismo, a cidade de Lavras foi novamente escolhida entre as primeiras do Brasil a receber os equipamentos do governo federal para dar continuidade e renovação aos equipamentos tecnológicos do Programa Educação Conect@da. 

A cidade foi contemplada para o ano de 2019 com a aquisição de 200 laptops educacionais, 18 projetores interativos, 100 carrinhos/armários de recarga com 20 laptops educacionais em cada unidade e mais um kit escola conectada com até 1.000 conexões simultâneas. Um investimento de quase R$ 5,4 milhões.

Lavras e sua rede de educação mais uma vez desponta como pioneira em oferecer aos cidadãos uma educação que se destaca pela qualidade e prima pela formação do cidadão. Agora Lavras também é destaque no cenário nacional em Educação e Tecnologias. A cidade se destaca no cumprimento da Meta 7 do Plano Nacional de Educação e já cumpriu a 5ª competência destacada nas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular que trata sobre a Cultura digital destacando a compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


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