Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Educação /


Publicada em: 27/08/2019 09:27 - Atualizada em: 27/08/2019 15:42
Prefeito José Cherem garante recurso junto ao Governo Federal para a Educação Conectada
Projeto iniciado na administração de Marcos Cherem terá continuidade na atual administração, que garantiu R$ 5,4 milhões junto ao governo federal

A tecnologia digital desperta maior interesse e prende a atenção dos alunos. Fotos: Secretaria Municipal de Educação

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

O uso da tecnologia na infância é inegável, a atual geração de crianças nasceu em meio à era digital, tendo acesso a smartphones, computadores e tablets desde cedo e a todo momento. Os usos que uma criança faz desses dispositivos são vários. Existe uma série de jogos e desenhos animados disponíveis, boa parte com viés educativo e potencial para auxiliar na aprendizagem. Além disso, diariamente surgem novas tendências, aumentando a quantidade de opções que uma criança tem ao utilizar a internet.

É inegável que a tecnologia digital transformou o mundo no qual vivemos: mudou indústrias, o comércio, a agricultura e principalmente a educação. As crianças acompanham a evolução de tudo isso e segundo dados da Pró-Futuro, um em cada três usuários da internet de todo o mundo é uma criança, e os jovens representam a faixa etária mais conectada. A geração digital traz novas demandas e novos desafios a educadores e gestores da Educação. Demandas que devem ser atendidas com novas respostas do sistema de ensino – e não só novas, mas rápidas, sustentáveis e estruturantes.

Nesse sentido Lavras, mais uma vez, desponta como pioneira na Educação. O programa Educação Conect@da, lançado no ano de 2014, pelo ex-prefeito Marcos Cherem, já mostrava um perfil visionário do governo municipal que investiu seriamente em infraestrutura de ponta com interligação de fibra óptica entre todas as escolas da rede e aquisição de tecnologias móveis/tablets para utilização nas práticas pedagógicas de sala de aula para todas as unidades escolares.

Por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas), desde 2017, a equipe responsável pelo programa no município, composta pela professora Karla Veloso, pelo responsável pelo Departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura, Luciano de Souza, e pela responsável pelo PAR, Micheline Burgarelli Flor, tem buscado estratégias de assistência técnica e financeira iniciadas pelo Plano de Metas e o compromisso Todos Pela Educação. A elaboração do Plano de Metas foi feito em 3 etapas: diagnóstico da situação educacional, elaboração do plano de trabalho e análise técnica. 

Cabe ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) apoiar técnica e financeiramente os entes federados, avaliando as necessidades educacionais de suas redes de ensino. A equipe técnica reestruturou o novo ciclo do PAR em consonância com o Plano Nacional de Educação.

A Rede Municipal de Educação de Lavras foi reconhecida como um município piloto para o programa Política de Inovação Educação Conectada do governo federal, projeto inclusive de nome muito semelhante ao escolhido pelo governo municipal, e teve o Plano Local de Inovação, desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação, escolhido como modelo para o Ministério da Educação. 

Devido ao trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas municipais, com muito cuidado e profissionalismo, a cidade de Lavras foi novamente escolhida entre as primeiras do Brasil a receber os equipamentos do governo federal para dar continuidade e renovação aos equipamentos tecnológicos do Programa Educação Conect@da. 

A cidade foi contemplada para o ano de 2019 com a aquisição de 200 laptops educacionais, 18 projetores interativos, 100 carrinhos/armários de recarga com 20 laptops educacionais em cada unidade e mais um kit escola conectada com até 1.000 conexões simultâneas. Um investimento de quase R$ 5,4 milhões.

Lavras e sua rede de educação mais uma vez desponta como pioneira em oferecer aos cidadãos uma educação que se destaca pela qualidade e prima pela formação do cidadão. Agora Lavras também é destaque no cenário nacional em Educação e Tecnologias. A cidade se destaca no cumprimento da Meta 7 do Plano Nacional de Educação e já cumpriu a 5ª competência destacada nas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular que trata sobre a Cultura digital destacando a compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Gás de cozinha será reajustado a partir de segunda-feira Projeto Conquista vai realizar o seu 16º Festival de Dança, na Selt, em Lavras
   
Agressão ao meio ambiente gera protestos nas redes sociais em Lavras Horta Comunitária da Cohab de Lavras foi destaque em concurso da Emater Minas Gerais
   
Começou a corrida eleitoral na Ufla para a escolha de Reitor e Vice Divulgada a agenda de Final de Ano do coral Meninas Cantoras de Lavras
.

Flashes de Notícias:

Novo colégio na cidade Evacuação de prédio por risco de desabamento
   
CEPs específicos por rua Burger King em Lavras
   
Descoberta de que jovem assassinada estava grávida - entrevista com a delegada Projeto de regulamentação do serviço de Mototaxista
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras