Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 17/05/2011 11:13 - Atualizada em: 02/11/2011 11:46
Homem internado em Araguari está desmemoriado e fala que é de Lavras
Homem perde a memória após acordar de coma e precisa de ajuda para encontrar sua família.

     

Homem que está desmemoriado, internado na Santa Casa de Araguari. Foto e informações: Jornal A Gazeta do Triângulo

 

Na tarde de segunda-feira, dia 16, a redação do Jornal de Lavras recebeu uma ligação do jornal Gazeta do Triângulo, da cidade de Araguari, onde a jornalista Sávia de Lima narrou um fato curioso que aconteceu naquela cidade - a história de um homem que foi encontrado na rua com traumatismo craniano. Ele foi socorrido e internado em coma na Unidade de Tratamento Intensivo da Santa Casa daquela cidade.

Agora o homem voltou do coma, mas está desmemoriado, porém, fala que é de Lavras, e que sua família é daqui. O jornal Gazeta do Triângulo publicou a reportagem sobre o homem que eles tentam ajudar. O Jornal de Lavras reproduziu a matéria da jornalista Sávia Lima na íntegra. Se você conhece este homem ou alguém de sua família, entre em contato com a redação do Jornal de Lavras ou então com a Polícia Militar.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

 

Homem perde a memória após acordar de coma e precisa de ajuda para encontrar sua família

Sávia de Lima - Jornal Gazeta do Triângulo

 

Há duas semanas, um homem com identidade e idade ignoradas acordou de um coma de aproximadamente 20 dias na Santa Casa de Misericórdia onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com traumatismo craniano. Ele foi encaminhado ao hospital depois de ser encontrado bastante machucado na rua e levado por populares ao Pronto-Socorro de Araguari. Diante da gravidade do quadro, a equipe do pronto-atendimento o encaminhou à Santa Casa que, na última semana, acionou a secretaria de Trabalho e Ação Social para ajudar na identificação e assistência do mesmo.

Aparentando entre 60 e 70 anos, o paciente que se identifica como João Cassiano Filho, perdeu a memória e apresenta períodos de confusão não sabendo informar, ao certo, nada a respeito de sua vida. Atendido pela assistente social Aparecida Damião, o homem que foi apelidado no hospital como "João Desconhecido" informa que é natural de Lavras, no sul de Minas, onde, segundo ele, reside a sua mãe Hilda Cassiana e seus dois filhos. No entanto, João não consegue precisar os nomes dos filhos, de sua eventual esposa, o endereço da residência e nem qualquer outra informação a respeito da família. "Ele é muito confuso nas respostas. Fala que sua mãe se chama Hilda de Castro, Hilda Cassiana, Hilda Sabina... Ele fala que nasceu em uma fazenda em Lavras, que quer voltar para a casa, mas que mora na rua. Na primeira vez que conversamos, ele disse que tinha cinco filhos e agora, são dois. Fala em tirar leite e chegou a citar o nome da Fazenda Retiro Velho aqui de Araguari, mas não sabemos o que é verdade. Ele apenas não se contradiz quanto ao nome José Cassiano Filho", disse a assistente social que realizou uma pesquisa junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), mas não conseguiu localizar nenhum aposentado com esse nome.

Como João está prestes a ter alta do hospital, a assistente corre contra o tempo para conseguir alguma informação que permita identificar e/ou localizar algum familiar.  "Esperamos que através da divulgação da foto dele na imprensa alguém possa reconhecê-lo ou mesmo nos dar alguma informação sobre a sua vida. Precisamos muito encontrar alguém, pois, em breve, ele receberá alta do hospital e não terá para onde ir", disse Aparecida Damião.

A equipe que atendeu João no hospital acredita que ele tenha sido espancado na rua e, por isso, tenha sofrido o traumatismo craniano. Depois da batalha para salvar sua vida, eles agora lutam para que ele possa ter uma recuperação digna depois de sua saída do hospital. "Diante do comportamento dele, inclusive de se esconder das pessoas durante o dia e de revirar o lixo do quarto do hospital à noite, há suspeitas de que ele pudesse ser um morador de rua. Até porque ele nos revela que depois que saiu de Lavras, veio para Araxá e depois para Araguari, onde morava na rua. Por isso, vamos procurar informações junto às pessoas, inclusive no Terminal Rodoviário Tancredo Neves que é o lugar para o qual ele disse que iria quando fosse embora para ver se alguém o reconhece. Independente de quem ele seja e da situação que vivia, é um ser humano que tem o direito à assistência e precisa que nos esforcemos para encontrar seus familiares", finalizou a assistente social.

Quem tiver alguma informação a respeito de "João Desconhecido" ou o reconhecer pela fotografia deve entrar em contato com Aparecida Damião pelos telefones 3690 3144 e 3690 3189.

Com o objetivo de também colaborar com ele, o Jornal Gazeta do Triângulo deixará esta matéria disponível em seu site, se colocando à disposição para qualquer informação, e tentará contato com jornais da cidade de Lavras para que a foto de "João Desconhecido" seja divulgada também naquele município a fim de localizar qualquer pista ao seu respeito.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras