Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Meio Ambiente /


Publicada em: 24/07/2019 15:55 - Atualizada em: 24/07/2019 20:03
Fazendeiro de Lavras reutilizou pneus velhos para construir muro para conter erosão
A ideia do fazendeiro chamou a atenção da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também da Emater

Muro para conter erosão foi construído com pneus na fazenda Novato e chamou a tenção de órgãos públicos

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

O descarte de pneus no meio ambiente se torna um hábito comum, gerando uma série de consequências ambientais, sociais, sanitárias e financeiras. Na saúde, o descarte de pneus de forma incorreta acumulam água e se tornam criatório de mosquitos, como o Aedes aegypti, por exemplo. O poder público também tem problemas com o descarte de pneus no meio ambiente, uma vez que é preciso investir na retirada constante desses materiais em rios, lagos, mares e solos. Mais verbas para investir em máquinas de retiradas de lixo e ainda sustentar o serviço público de saúde são alguns dos problemas financeiros no cofre público, que se tornam reais.

Devido a estes problemas e inúmeros outros causados pelos pneus descartados de forma incorreta, que a ideia de um fazendeiro de Lavras chamou a atenção da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e também da Emater. Jair de Souza Costa mora na fazenda Novato, na comunidade rural da Cachoeirinha, no município de Lavras, ele reutilizou 382 pneus velhos na construção de um muro ao lado da sede da fazenda.

Segundo o fazendeiro Jair, uma enxurrada que descia por um pasto estava provocando erosão no terreno além de provocar uma série de problemas na sede da fazenda. Para conter a erosão e a enxurrada, seria necessário um trabalho com maquinário, o que custaria uma boa soma em dinheiro. Foi então, segundo o fazendeiro Jair, que surgiu a ideia de construir um muro de contenção, mas não de concreto, que também teria custo elevado, mas de pneus velhos.

O fazendeiro e seus filhos recolheram em Lavras os pneus que foram descartados de forma incorreta e também nas borracharias da cidade. Em pouquíssimo tempo conseguiram os pneus e deram início a construção do muro que solucionou os problemas de erosão na fazenda e o carreamento de folhas, galhos e terra que eram depositados todos os dias após uma chuva forte na porta da sede.

A ideia do fazendeiro chamou a atenção do secretário Municipal de Agricultura, Edson Alves de Abreu, e do agrônomo da Emater Elter Rodrigues Vieira. Ontem, terça-feira, dia 23, eles foram até a fazenda para conhecer o muro para poder divulgar para outros proprietários rurais que tem o mesmo problema de erosão, enxurrada e outros, mostrando que podem ser contidos com o reuso de pneus velhos.

A engenheira Roseane Evangelista Oliveira, da Secretaria Municipal de Agricultura, fez registros do muro e conversou com o fazendeiro e sua família, que autorizou a visita de outros proprietários rurais que queiram conhecer o seu trabalho e colocar em prática em suas propriedades.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Seminário de Inovação e Empreendedorismo será realizado em Lavras Ciro Gomes vem a Lavras ministrar palestra para alunos do Curso de Direito da Ufla
   
Atleta lavrense Mariela de Abreu vence concurso de Artigos Científicos PM de Lavras prende casal de traficantes
   
Identificadas as vítimas do acidente na BR-265: é uma família de Lavras Uaitec de Lavras está oferecendo cursos gratuitos de qualificação profissional
.

Flashes de Notícias:

Novo colégio na cidade Evacuação de prédio por risco de desabamento
   
CEPs específicos por rua Burger King em Lavras
   
Descoberta de que jovem assassinada estava grávida - entrevista com a delegada Projeto de regulamentação do serviço de Mototaxista
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras