Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 20/07/2019 11:38 - Atualizada em: 20/07/2019 17:13
Há meio século, Lavras parou para ver a chegada de Armstrong à lua
Há 50 anos os lavrenses pararam para ver a chegada do homem à lua e a primeira transmissão via satélite no Brasil

Neil Armstrong, primeiro homem a chegar à lua no dia 20 de julho de 1969. Foto: National Aeronautics and Space Administration (NASA)

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

"Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade", assim se expressou o astronauta Neil Armstrong, quando há 50 anos, um homem pisou na lua pela primeira vez na história. Isso foi no dia 20 de julho de 1969, e hoje, sábado, dia 20 de julho de 2019, este importante feito completa meio século.

Há 50 anos, o mundo parou para ver a descida do homem na lua, em Lavras e em todo o Brasil comemorava-se neste dia, a chegada do homem ao satélite natural da terra e a primeira transmissão via satélite do Brasil, que foi inaugurada exatamente com a chegada do homem à lua. A primeira transmissão via satélite no Brasil foi a chegada triunfal de Armstrong na lua, com a narração do repórter Hilton Gomes, da TV Globo.

Uma curiosidade, em Lavras morou um americano que ficou conhecido em todo o mundo por dois feitos, um de ser integrante da equipe que criou a internet e o outro, por fazer parte da NASA e trabalhou no projeto da Apolo XI, que levou o homem à lua, este americano se chamava John Maxwell Stout, ele trabalhou também em outros projetos como: Apollo XII, XIII e XIV, John Maxwell Stout nasceu em 1916 e faleceu aos 94 anos em 2010.

Outro grande feito do Dr. Stout: Lavras foi notícia em todo mundo científico quando fotografou, às 19h34m, a passagem do "Sputnik 1", da União das Repúblicas Socialista Soviética; foi a primeira fotografia do satélite Soviético feita em órbita no mundo. O satélite artificial passou sobre Lavras a uma altura de 901 quilômetros e uma velocidade de 8 quilômetros por segundo. O feito do Dr. John Stout repercutiu em todo país e no exterior, durante muito tempo foi convidado a fazer palestras e conferências.

John Maxwell Stout era formado em engenharia química industrial pela Universidade do Texas, Estados Unidos, diretor geral do Departamento de Pesquisas de Calculadores Balísticos e membro do Estado Maior do Primeiro Agrupamento de Artilharia Teleguiada, dos Estados Unidos, em Lavras foi professor do Instituto Gammon e da Escola Superior de Agricultura de Lavras, ESAL. Mais tarde, Stout voltou aos Estados Unidos para trabalhar na NASA. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras