Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 17/07/2019 14:00 - Atualizada em: 17/07/2019 19:26
1º Congresso Sul-Mineiro de Ciências Forenses foi realizado no Unilavras
PAIDEIA participou do evento e envolveu estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas de Lavras

Fotos: Divulgação

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

No final do mês passado, o grupo PAIDEIA, projeto que discute temas da atualidade com enfoque jurídico, participou da primeira realização do Congresso Sul-Mineiro de Ciências Forenses, sediado no Centro Universitário de Lavras (Unilavras). O evento trouxe o projeto cientista forense Júnior, trazendo oficinas didáticas, onde alunos do 3° ano do ensino médio puderam conhecer mais a fundo temas como corrupção, drogas e homicídio. Desse modo, integrantes do PAIDEIA se disponibilizaram a repassar os aspectos jurídico sobre os temas lá apresentados.
Coordenado pelo professor Thales Vieira, essa implementação permite aos alunos do ensino médio, ter uma experiência acadêmica, que antes ficava restrito aos alunos de graduação. Perguntado sobre a importância da realização do evento, o professor se mostrou muito otimista.

"Ótimas, pois, além de proporcionar o contato dos alunos com a ciência forense, eles puderam conhecer o Unilavras e alguns cursos de graduação. As ciências forenses estão cada vez mais no cotidiano de todos com os seriados apresentados, muitos sempre pedem para participar dos congressos, mas não permitimos para não tirar o foco. Assim, a criação de uma atividade específica para eles permite terem contato com essa área de forma mais controlada. O grupo Paidéia foi responsável por algumas oficinas específicas as quais foram planejadas conduzidas com a mais alta competência. "
Dr. Tales Giuliano Vieira – Professor Unilavras

Para os alunos, essa foi uma grande oportunidade de conhecer mais de perto vários aspectos de temas apresentados, assim como um conhecimento melhor sobre os cursos de graduação disponibilizados pela universidade. Dentre as escolas participantes estavam, Colégio N.S. de Lourdes, Colégio Tiradentes e Colégio Unilavras. Assim sendo, alguns estudantes puderam relatar suas experiências, e mostrar como isso pode agregar para seu conhecimento.

"Participar do evento Ciência Forense Júnior foi uma experiência nova na qual pude observar de perto e estar em contado com um pouco do que se trata o curso de Direito e algumas de suas aplicações em áreas como perito. Dentre atividades que o evento proporcionou, a didática dos instrutores em cada uma foi de suma importância para meu entendimento sobre os assuntos, os quais foram desde a análise de uma cena de um suposto crime até os variados tipos de homicídio. Percebo também que, além da apresentação formal, cada atividade instigava os alunos a construírem pensamentos críticos sobre as causas, como nas atividades sobre Corrupção e Drogas. Além disso, vale ressaltar que o evento ajuda na aproximação de nós alunos a uma realidade que muitas vezes está longe do que estamos acostumados, podendo até mesmo auxiliar na escolha de um curso futuro, sendo o Direito um entre eles, visto que o projeto desperta em cada aluno o interesse em áreas que nele foram apresentadas, abrindo uma série de possibilidades para o conhecimento. "
Daiane Dias de Souza - Colégio Nossa Senhora de Lourdes

"Foi muito interessante a forma como foi organizado, primeiro que em geral muitos congressos costumam ser cansativos por questão de palestras serem subjetivas ou usavam uma linguagem que está além do entendimento do aluno e acabar nos desprendendo a atenção, o Congresso de Ciências Forenses foi muito objetivo a respeito da apresentação do mesmo. Os stands também foram muito bem organizados, de forma dinâmica e levou uma parte muitas vezes não abordada para nós nas escolas, como a união das mais variadas matérias e como elas integradas juntas, podem ser aplicadas no dia a dia. Eu particularmente gostei muito, acho que ainda mais por tratar de temas recorrentes no nosso dia a dia, como corrupção/direito da mulher/drogas e com certeza iria em outro. "
Bárbara Leandro Vilas Boas - Colégio Nossa Senhora de Lourdes

"Evento organizado e que proporcionou um aumento significativo no conhecimento geral sobre as questões jurídicas apresentadas. Uma participação importante, a apresentação sobre corrupção e Drogas. O auxílio e atenção foram extremamente presentes em todo o evento."
Marcelo Penoni Volpi Abreu - Colégio Tiradentes

Desta forma, para os integrantes do PAIDEIA, o Congresso de Ciências Forenses, foi um evento muito bem organizado e produtivo. Desse modo, concluem que foi um grande aprendizado tanto para os alunos responsáveis pelas tendas, quanto para os alunos das escolas participantes. Assim sendo, tiveram a oportunidade de trazer um debate junto à informações jurídicas aos alunos, o que possibilitou uma maior compreensão na área. A responsabilidade que demandaram foi muito importante para garantir um trabalho sério, mas ao mesmo tempo intuitivo e descontraído. De forma especial, agradecem pela participação e confiança que lhes foi depositada.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras