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Publicada em: 15/07/2019 07:40 - Atualizada em: 15/07/2019 13:35
UPA Lavras divulga relatório com números de atendimentos do 1º semestre
Em seis meses, a UPA de Lavras atendeu 47.108 mil pessoas, uma média mensal de 7.851, isso corresponde a 261,7 atendimentos/dia

Foto: Ascom

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O site da Prefeitura de Lavras divulgou uma matéria referente aos atendimentos que foram realizados de janeiro a junho de 2019 na Unidade de Pronto Atendimento, os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, em seis meses, foram atendidos naquela unidade de saúde 47.108 mil pessoas, uma média mensal de 7.851 mil pacientes, o que corresponde à média de 261,7 pessoas por dia. Isso representa 10,9 atendimentos por hora. 

Outro dado importante levantado e apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde diz respeito ao protocolo de Manchester, utilizado em todo o mundo nos hospitais públicos e privados.. Em Lavras, além da UPA, o Vaz Monteiro e a Santa Casa fazem o mesmo procedimento. O protocolo de Manchester foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ele é usado em 150 países. É um programa de prioridade em atendimento que classifica através de cores, os casos de urgência e emergência. São cinco as cores que definem as prioridades: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. 

Os doentes com problemas mais graves recebem, ao dar entrada na UPA, uma indicação na cor vermelha, que corresponde a um atendimento imediato. Os casos muito urgentes recebem a cor laranja, para serem atendidos num espaço de tempo de dez minutos, enquanto a cor amarela significa um caso urgente, sendo estimado o atendimento no prazo de uma hora. Já as cores verde e azul são atribuídas às situações que apresentam menor gravidade e, como tal, são os casos que demoram mais tempo a serem atendidos, podendo levar entre duas a quatro horas, respetivamente, e são exatamente estas pessoas que costumam reclamam por falta de conhecimento. Esses casos poderiam ser atendidos nas outras unidades de saúde, como nos postos de saúde, por exemplo.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, em seis meses foram atendidas na UPA 52 casos de emergência urgentíssima, com atendimento imediato; nos casos de emergência, com espera de no máximo 10 minutos, identificados com a pulseira amarela, foram atendidas de janeiro a junho, 203 pacientes. Já as cores verdes, onde a pessoa pode esperar até duas horas, foram atendidas em igual período 31.972 mil pessoas e as pulseiras de cor azul, que de acordo com o protocolo podem esperar até quatro horas, de janeiro a junho, foram atendidas 10.820 mil pessoas. Somando aqueles que receberam as pulseiras verde a azul, chega a 42.792 mil atendimentos.

O Jornal de Lavras teve acesso ao relatório outros dados que o site da Prefeitura não publicou também merecem registro. De janeiro a junho foram realizados na UPA 3 angiotomografias, 6 colonoscopias, 6 consultas com otorrinolaringologistas, 5 CPRE (colangiopancreatografia retrograda endoscópica), 32 duplex scan; 5 ecos cardiografia, 25 endoscopias; 15.228 mil exames de raio X; uma ressonância magnética; 268 tomografias e 119 ultrassonografias.

A matéria completa sobre os atendimentos na UPA pode ser visitada através do site pml.lavras.mg.gov.br (clique aqui). A matéria tem o título: "Saúde em Lavras: Informe-se sobre o Atendimento na UPA".

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