Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 26/06/2019 10:10 - Atualizada em: 26/06/2019 14:26
Equipamento desenvolvido por pesquisador da Ufla possibilita descobrir o potencial erosivo da chuva
Outros protótipos já foram construídos e estão em teste em diferentes países

Foto etraída do site da Ufla

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O Sistema Dinâmico de Pluviometria (SDP) criado pelo professor Luiz Antônio Lima, do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Universidade Federal de Lavras (DRS/Ufla) calcula a velocidade e a intensidade das gotas de chuva, identificando o potencial erosivo de precipitações naturais e artificiais. O pluviômetro móvel é constituído por coletores capazes de captar gotas de qualquer tamanho e velocidade, separando-as em classes de gotas lentas e rápidas.

O professor explica que a pesquisa sobre a erosividade da chuva desperta interesse no mundo todo, pois o estrago que ela pode causar nos solos e fazendas por meio de enxurradas e assoreamentos de rios é enorme. À diferença das equações que apenas estimam a energia cinética das chuvas, o pluviômetro é capaz de medir e determinar a velocidade das gotas de chuva.

"Quando nós temos chuva caindo em uma velocidade muito maior do que o esperado ocorre muita erosão, causando muito estrago no solo. Esse equipamento foi desenvolvido com a finalidade de determinar a energia que a chuva tem, e que pode destruir o solo. Existem protótipos do SDP mundo a fora, despertando interesse de inúmeras universidades em saber a velocidade das gotas de chuvas e querendo estimar o estrago que elas podem causar no solo", explica o professor.

Outros protótipos já foram construídos e estão em teste, por meio de pesquisas realizadas na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, e na Universidade de Ghent, na Bélgica. O Sistema Dinâmico de Pluviometria será apresentado em um evento internacional ainda em 2019, em Belo Horizonte, como um dispositivo para analisar de que maneira a poluição atmosférica atinge gotas de chuva e se ela polui da mesma forma gotas pequenas e grandes.

Fonte: Ufla

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras