Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Meio Ambiente /


Publicada em: 17/06/2019 07:09 - Atualizada em: 17/06/2019 12:44
Pesquisa da Ufla comprova que o uso de Vitamina A em bovinos de corte aumenta o sabor e a suculência da carne
A pesquisa é da Ufla, em parceria com a Universidade Estadual Paulista

Foto extraída do site da Ufla

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Diversas estratégias têm sido utilizadas para garantir mais suculência e maciez à carne, como uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp/Botucatu), que analisa o aumento da gordura intramuscular após aplicação de Vitamina A em bovinos de corte.

Os animais cruzados, Montana x Nelore, receberam uma única dose de vitamina A, logo ao nascimento, e após o desmame ficaram em confinamento por um período de 180 dias, sendo abatidos com média de 14-15 meses. Os pesquisadores avaliaram que os animais machos que receberam Vitamina A apresentaram 30% mais gordura de marmoreio, comparado aos animais que foram criados juntos e não receberam a vitamina. Já para as fêmeas, o uso da aplicação de vitamina aumentou aproximadamente 18% a gordura intramuscular.

Após as análises foi comprovada a hipótese dos pesquisadores de que a aplicação de Vitamina A após o nascimento aumenta essa gordura intramuscular. "Os resultados são extremamente positivos quando pensamos que o sistema de produção no Brasil, visando à obtenção de carnes com alto valor agregado e carnes com alta qualidade, está crescendo de forma significativa. É uma possibilidade para que os produtores possam conseguir produzir carnes com alta qualidade e atender esse mercado", relata o professor do Departamento de Zootecnia da Ufla, Marcio Machado Ladeira, coordenador da pesquisa.

Além disso, nas próximas etapas os pesquisadores realizarão outras análises para entender quais foram os mecanismos que proporcionaram a maior obtenção dessa gordura de marmoreio. "Serão feitas análises de expressão gênica para avaliar quais os genes que a Vitamina A conseguiu alterar, proporcionando um aumento nessa gordura, tendo um efeito positivo do ponto de vista econômico e produtivos na cadeia da pecuária de corte", comenta Ladeira.

O experimento foi realizado nas fazendas experimentais Edgárdia e Lageado, ambas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita" – (Unesp), Campus de Botucatu. Sob a coordenação do professor Marcio Ladeira (Ufla), a pesquisa tem parceria com os professores Otávio Rodrigues Machado Neto, Cyntia Ludovico Martins e Mario Arrigoni da Unesp, campus de Botucatu, o professor Márcio de Souza Duarte da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o professor Min Du da Washington State Universtiy (WSU), dos Estados Unidos. Além disso, a pesquisa é patrocinada pela empresa de nutrição animal Trouw Nutrition.

Fonte: Ufla

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Mulher que furtou em comércios de Lavras foi presa pela PM PM de Lavras cumpre mandado e apreende pela 7ª vez, adolescente envolvido com tráfico de drogas
   
Homem que cometeu homicídio em Lavras em 2013 foi preso no Rio Grande do Norte - veja vídeo Mulher foi presa em Perdões após simular seu próprio sequestro para extorquir família
   
Pichações continuam em Lavras, desta vez foi na pista de skate da Selt - veja fotos Enduro da Independência terá a largada em Ubatuba-SP e chegada em Lavras
.

Flashes de Notícias:

Briga com facada no Centro de Lavras 1ª Edição do Fest Vai
   
"Onda Verde" nos semáforos de Lavras Pacientes com acompanhante na UPA Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Série Viajadamente no Peru - Parte 6 - Lima Série Viajadamente no Peru - Parte 5 - Machu Picchu
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 4 - Machu Picchu Série Viajadamente no Peru - Parte 3 - Cusco
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 2 - Cusco Série Viajadamente no Peru - Parte 1 - Cusco

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras