Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 29/05/2019 15:53 - Atualizada em: 30/05/2019 07:06
Ufla está arrecadando pilhas para reciclagem
A ação faz parte de um conjunto de medidas desenvolvidas para aprimorar os processos de reciclagem no campus

Imagem ilustrativa extraída do site da Ufla

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Até o dia 27 de junho, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) realiza uma mobilização junto à comunidade acadêmica para coleta de pilhas e destinação à reciclagem. Os responsáveis pelos departamentos e setores administrativos da Instituição devem entregar o material coletado no prédio da Diretoria de Meio Ambiente (DMA).

A ação faz parte de um conjunto de medidas desenvolvidas pelo setor para aprimorar os processos de reciclagem no câmpus, que incluíram também a instalação de 80 conjuntos de lixeiras de recicláveis e não-recicláveis, e de coletores de pilhas  no Pavilhão 3 e nas cantinas do Departamento de Medicina Veterinária e do Departamento de Ciências Humanas, além da já existente no Centro de Convivência, ao lado da Copy Uai.

As pilhas contém metal pesado e devem ser descartadas seguindo uma política de logística reversa, retornando o produto ao fabricante para que seja feita a destinação correta do resíduo. Assim, o programa de coleta seletiva depende de uma segregação adequada dos resíduos na fonte geradora.

Quando descartadas de maneira inadequada, as pilhas causam degradação ao meio ambiente e prejuízos à saúde humana e à natureza. Os resíduos possuem zinco, chumbo e manganês em sua formação, além de outras  substâncias como o mercúrio, o cádmio e o cloreto de amônia que podem contaminar o solo, a água, animais e causar doenças aos seres humanos. A reciclagem desse tipo de produto garante mais qualidade ao lixo encontrado nos aterros sanitários.

Algumas dicas sobre o uso correto de pilhas e baterias:

- Ao adquirir pilhas e baterias, prefira as recarregáveis ou alcalinas. Elas têm maior durabilidade.

- Não misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns, novas e usadas), pois isto compromete o desempenho e a durabilidade do produto. Ao fazer a substituição nos aparelhos, troque todas ao mesmo tempo;

- Ao deixar um aparelho por um longo tempo sem uso, retire as pilhas ou baterias pois podem vazar;

- Não tente abrir pilhas e baterias, e não as exponha ao calor excessivo ou à umidade, por elas podem explodir ou vazar;

- Nunca guarde pilhas e baterias junto a brinquedos, alimentos ou remédios e não as descarte no meio ambiente;

- Não use pilhas e baterias piratas.

Mais informações sobre a coleta de pilhas junto à DMA, pelo (35) 3829-9779 ou dma@ufla.br

Fonte: Ufla

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras