Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 24/05/2019 11:47 - Atualizada em: 24/05/2019 15:20
Presídio de Lavras terá tecnologia de reconhecimento facial
Ferramenta vai contribuir para a segurança das unidades e auditar o registro de presos e egressos

Presídio estadual de Lavras, unidade da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), que terá sistema moderno de reconhecimento. Foto: Arquivo Jornal de Lavras

Será implantado no presídio estadual de Lavras o sistema de reconhecimento facial de detentos. Além de Lavras outras 196 unidades da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) receberão a ferramenta. A tecnologia foi criada pela Diretoria de Sistemas de Informação da secretaria, em parceria com a Prodemge (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais), a empresa de tecnologia da informação do governo de Minas Gerais.

O sistema de reconhecimento facial será utilizado com buscas e confronto de foto inserida no banco de informações do Sistema Integrado de Gestão Prisional (Sigpri), onde estão gravadas cerca de 500 mil fotos de presos e egressos. Para a consulta, basta o servidor fotografar o detento com a webcam e inserir a foto no Sigpri, clicando nas abas "preso" e "reconhecimento facial".

Destacam-se dois importantes momentos no uso do sistema: na admissão e no desligamento de presos. A tecnologia vai possibilitar a verificação de possíveis dados falsos, o que o poderia levar ao registro de nomes de outras pessoas ou à liberação errônea de preso. O reconhecimento facial vai representar mais segurança nas unidades prisionais.

Os primeiros 60 dias serão destinados à verificação da eficiência do sistema, no que diz respeito ao processamento, prazo de reposta e índice de confiabilidade dos resultados. As unidades prisionais deverão dar o retorno para a Diretoria de Sistemas de Informação sobre o funcionamento do reconhecimento facial e eventuais problemas.

Quando o agente de segurança penitenciário inserir uma foto no sistema de reconhecimento, serão selecionadas e apresentadas dez fotos. A primeira será a imagem que corresponde à inserida ou a mais parecida com ela. O objetivo é detectar possíveis fraudes, como por exemplo, o mesmo indivíduo com mais de um registro e nomes diferentes.

Até o final do ano, o sistema será ampliado para o controle de visitantes, proporcionado mais segurança e agilidade na entrada e saída de familiares, especialmente nos fins de semana.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras