Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Tecnologia /


Publicada em: 24/05/2019 10:44 - Atualizada em: 24/05/2019 14:45
Cemig promove circuito de eficiência energética na Universidade Federal de Lavras
Instituição de ensino, que teve toda a iluminação substituída, agora recebe voluntários da companhia para evento de capacitação

Vista parcial do campus da Ufla. Foto: Ascom/Ufla

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Com o objetivo de promover a cultura de eficiência energética e incentivar o uso de ferramentas inovadoras, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) realiza, em 1º de junho, sábado, com alunos da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e voluntários da companhia o evento "Desafio da Energia". Trata-se de uma competição cuja metodologia busca o desenvolvimento das habilidades pessoais dos participantes na resolução de situações reais relacionadas ao uso racional da energia elétrica.  

De acordo com o engenheiro de eficiência energética Thiago Batista, da Cemig, o Desafio da Energia faz parte de uma série de experiências educativas e de valor social que estão sendo integradas ao Programa Energia Inteligente da companhia. "Estamos atuando em diversos setores da sociedade com a execução de projetos de eficiência energética e, agora, a proposta é envolver toda a comunidade nessa busca por soluções", explica.

Ainda segundo Thiago Batista, a proposta também é fruto de uma nova política da Cemig que busca o fortalecimento do voluntariado empresarial, uma vez que o próprio corpo da empresa conduzirá os treinamentos.

Treinamentos com foco em eficiência energética  -Formulado em observância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, o circuito de eficiência energética levará aos participantes uma situação-problema real e ferramentas de Design Thinking, imersão, ideação e prototipação para inspirar soluções. Ao final do desafio, as equipes formadas por alunos serão avaliadas por um júri que premiará a proposta mais criativa e inovadora.

Além do Desafio da Energia, a Cemig realizará, nos próximos meses, treinamentos com a abordagem de ética e eficiência energética e cursos sobre empreendedorismo ainda focados nessa mesma temática.

Eficiência energética no campus da Ufla - A Universidade Federal de Lavras captou, nas Chamadas Públicas dos últimos três anos, recursos superiores a R$ 4,3 milhões para a eficientização do campus. Com as propostas de 2016 e 2017, foram substituídos 33 aparelhos de ar-condicionado e 24.525 mil lâmpadas ineficientes por equipamentos mais modernos.

A próxima etapa, que consiste na execução da proposta apresentada e aprovada junto à Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2018, terá como resultado a substituição de 8.886 mil lâmpadas obsoletas por outras de tecnologia LED, trazendo benefícios às 16 mil pessoas que circulam diariamente na Universidade.

Programa Energia Inteligente - O Programa Energia Inteligente da Cemig, regulado pela Aneel, é responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Comerciante de Lavras foi conduzida até a delegacia por vender bebida alcoólica para menores Parecer favorável da CCJ pode resultar em devolução de verbas para o Executivo
   
Dois lavrenses serão agraciados com a Medalha "Juscelino Kubistchek" Homem foi preso acusado de abusar sexualmente de crianças nas dependências do Lavras Tênis Clube
   
Pedestre é atingido no rosto por linha chilena em bairro de Lavras Campus 2 do Unilavras foi inaugurado em Lavras - veja fotos
.

Flashes de Notícias:

Projeto Influencers na Net nas escolas municipais Queijo lavrense premiado no Concurso Mundial de Queijos
   
Briga com facada no Centro de Lavras 1ª Edição do Fest Vai
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Série Viajadamente no Peru - Parte 6 - Lima Série Viajadamente no Peru - Parte 5 - Machu Picchu
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 4 - Machu Picchu Série Viajadamente no Peru - Parte 3 - Cusco
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 2 - Cusco Série Viajadamente no Peru - Parte 1 - Cusco

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras