Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / Cultura /


Publicada em: 17/04/2019 14:56 - Atualizada em: 17/04/2019 17:59
Casa da Cultura abre Exposição "Cultura Indígena" nesta quarta-feira
A cultura indígena era valorizada em Lavras antes mesmo do decreto que instituiu o Dia do Índio

Foto ilustrativa extraída do site Mundo Educação

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

O dia 19 de abril é o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas no Brasil e em vários outros países do continente americano. Para comemorar a data em Lavras, será inaugurada hoje, quarta-feira, dia 17, a partir das 16h, a Exposição "Cultura Indígena" na Casa da Cultura.

A exposição conta com peças do Museu Bi Moreira, como cocares, remos, cestos e outros utensílios de povos indígenas da região. A exposição estará aberta para todos de 17 a 30 de abril, de 8h às 18h. Para mais informações ligue: 3822-7979.

A exposição é uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura e a Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico da Universidade Federal de Lavras.

O Dia do Índio é uma data que remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas.

A celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações européias no continente americano.

No caso do Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, que exercia o poder de forma autoritária no chamado Estado Novo.

Em Lavras, especificamente, o índio já era reverenciado através de celebrações, eventos cívicos e exposições realizadas pelo Grupo Escolar, organizada pelo professor Firmino Costa. No dia 27 de novembro de 1921, apresentou-se no Theatro Municipal o professor De Leon, guatemalense que fez palestra sobre os índios das Américas. Após a palestra surpreendeu a todos com o seu "maribon", instrumento dos índios da América Central, quando executou trechos das obras de Rossini, Beethoven e Choppin. Dez anos antes de ser instituído no Brasil o Dia do índio, no dia 12 de janeiro de 1934, passou por Lavras o indianista e tupinologo paraguaio Martin Barrios, que visitou algumas escolas e fez várias palestras a respeito dos índios Guaranis, Incas e Tupis.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras