Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 17/04/2019 14:56 - Atualizada em: 17/04/2019 17:59
Casa da Cultura abre Exposição "Cultura Indígena" nesta quarta-feira
A cultura indígena era valorizada em Lavras antes mesmo do decreto que instituiu o Dia do Índio

Foto ilustrativa extraída do site Mundo Educação

 

O dia 19 de abril é o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas no Brasil e em vários outros países do continente americano. Para comemorar a data em Lavras, será inaugurada hoje, quarta-feira, dia 17, a partir das 16h, a Exposição "Cultura Indígena" na Casa da Cultura.

A exposição conta com peças do Museu Bi Moreira, como cocares, remos, cestos e outros utensílios de povos indígenas da região. A exposição estará aberta para todos de 17 a 30 de abril, de 8h às 18h. Para mais informações ligue: 3822-7979.

A exposição é uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura e a Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico da Universidade Federal de Lavras.

O Dia do Índio é uma data que remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas.

A celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações européias no continente americano.

No caso do Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, que exercia o poder de forma autoritária no chamado Estado Novo.

Em Lavras, especificamente, o índio já era reverenciado através de celebrações, eventos cívicos e exposições realizadas pelo Grupo Escolar, organizada pelo professor Firmino Costa. No dia 27 de novembro de 1921, apresentou-se no Theatro Municipal o professor De Leon, guatemalense que fez palestra sobre os índios das Américas. Após a palestra surpreendeu a todos com o seu "maribon", instrumento dos índios da América Central, quando executou trechos das obras de Rossini, Beethoven e Choppin. Dez anos antes de ser instituído no Brasil o Dia do índio, no dia 12 de janeiro de 1934, passou por Lavras o indianista e tupinologo paraguaio Martin Barrios, que visitou algumas escolas e fez várias palestras a respeito dos índios Guaranis, Incas e Tupis.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras