Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 13/04/2019 14:33 - Atualizada em: 15/04/2019 09:07
Cardiologia do Hospital Vaz Monteiro realiza novo procedimento de arritmias cardíacas
O investimento em novas tecnologias e aprimoramento científico tem sido uma constante no Departamento de Cardiologia, Hemodinâmica e Cirurgia Cardiovascular do Hospital Vaz Monteiro

Realização do procedimento

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Com uma equipe que atualmente conta com cerca de 12 médicos (cardiologistas, hemodinamicistas, cirurgiões cardiovasculares, ecocardiografistas, arritmologistas), além da equipe de apoio (enfermagem, administradores, atendentes), a instituição tem oferecido à comunidade lavrense e das cidades vizinhas diagnósticos, prevenção e tratamentos completos dentro da especialidade cardiológica. Soma-se a isso uma estrutura complexa, da qual se destacam os CTIs Adulto e Pediátrico, um Centro Cirúrgico plenamente equipado e a equipe multiprofissional (intensivistas, anestesistas, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, entre outros) que asseguram o pleno atendimento aos pacientes e seus familiares.

Sob coordenação do cardiologista Marcos Cherem, o Vaz Monteiro tem sido palco de múltiplos procedimentos considerados pouco invasivos, sem a necessidade de abertura da cavidade torácica para sua realização.

Essa semana foram implantados, por exemplo, Cardiodesfibriladores Implantáveis (CDI), aparelhos de poucos centímetros que ficam sob a pele dos pacientes corrigindo instantaneamente diversas arritmias cardíacas que, de outro modo, trariam risco à vida.

No caso do coração ficar muito lento (bradicardia), o CDI acerta o ritmo, funcionando como uma marcapasso convencional. Entretanto, se o coração apresentar uma aceleração anormal (taquicardia), o mesmo CDI inicia protocolos de reversão imediatamente, através de estímulos elétricos de alta ou baixa energia, conforme programação da equipe de cardiologia.

"Particularmente no caso de taquicardias ventriculares sustentadas, que são arritmias especialmente arriscadas e que podem levar à perda de consciência e à morte, os CDIs são o que há de mais avançado, pois oferecem a possibilidade de tratamento imediato 24 horas por dia, em qualquer local ou situação em que a pessoa se encontre" explicou Marcos Cherem.

O médico João Marcos de Oliveira, que cuida da Divisão de Arritmia e Eletrofisiologia do Vaz Monteiro, explica que "os pacientes que se beneficiam deste equipamento são criteriosamente avaliados pela equipe antes do implante, para decidir o modelo indicado em cada caso e a programação do aparelho. Normalmente, estas decisões são baseadas em estudo eletrofisiológico intracardíaco, que realizamos rotineiramente há mais de um ano aqui na instituição".

Os estudos eletrofisiológicos são realizados pelos Drs. Eduardo Rocha Barouche e Leonardo Figueiredo de Abreu, enquanto os implantes de CDIs foram conduzidos pelo cirurgião cardiovascular Thiago Breguez.

"Os procedimentos são realizados com sedação, sem necessidade de anestesia geral e, em geral, os pacientes recebem alta hospitalar no dia seguinte" explicou o hemodinamicista responsável Dirceu Dias Barbosa Sobrinho.

Segundo Marcos Cherem "há apenas dois anos esses tratamentos e diagnósticos em pacientes da nossa cidade demandavam encaminhamentos para outros centros, especialmente Belo Horizonte e São Paulo, mas hoje podemos diagnosticar e tratar arritmias complexas aqui mesmo, com segurança e conforto para aqueles que necessitam".

O Vaz Monteiro, como instituição filantrópica, espera conseguir, no mais curto espaço de tempo possível, o credenciamento junto ao SUS para expandir essa oferta de tratamentos a todos. Conversas formais nesse sentido têm sido realizadas e aguardam-se decisões favoráveis dos governos estadual e federal.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras