Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 02/05/2011 19:34 - Atualizada em: 02/11/2011 11:47
Lavras vai cadastrar doadores de medula óssea. Cadastre-se
Seja um herói na vida real, cadastre-se como doador de medula óssea na Unidade Regional de Pronto Atendimento.

     

        Foto ilustrativa: Tadeu Vilani, extraída do site Zero Hora

 

LAVRAS TEM Arca Imóveis. Quer saber? Clique aqui.

A Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa) estará cadastrando, no dia 6, sexta-feira, das 9h às 16h, doadores de medula óssea. A pessoa interessada em ser doador deverá ter de 18 a 55 anos, gozar de boa saúde e não apresentar nenhuma doença infecto-contagiosa ou hematológica. Serão catalogados até 150 doadores e eles deverão apresentar documento oficial de identidade com fotografia.

O cadastro é o primeiro passo e ele existe para criar um banco de informações. Quando alguém precisa ser submetido ao transplante, procura-se no banco de informações se há alguém compatível para a doação.

A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Nela são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

O transplante de medula óssea é necessário em doenças do sangue e em alguns tipos de leucemias.

Nos últimos 10 anos o número de doadores voluntários no Brasil tem aumentado graças as campanhas de conscientização e a solidariedade dos brasileiros. Em 2000 existiam apenas 12 mil pessoas inscritas como doadores, hoje, este número chega à casa de 1,6 milhão de inscritos.

Diferente dos transplantes de órgãos, a doação de medula óssea não envolve cirurgia. O médico remove a medula óssea com uma seringa que é inserida dentro dos ossos do quadril ou pélvis, as partes do corpo mais ricas em medula. O externo, osso no meio do peito, é outra alternativa possível. A medula óssea é então doada intravenosamente ao recipiente, como numa transfusão de sangue.

A doação da medula óssea para transplante é um procedimento que geralmente dura em torno de uma hora e é feita com anestesia geral ou local.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras