Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Educação /


Publicada em: 08/04/2019 07:31 - Atualizada em: 08/04/2019 12:35
Ufla visita universidades na Inglaterra para parcerias no Capes PrInt
Todas as pesquisas e demais ações realizadas em parceria com as universidades internacionais estarão focadas no tema produção de alimentos e segurança alimentar

Foto extraída do site da Ufla

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Durante os próximos quatro anos, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) receberá R$11,5 milhões da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a implementação do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), que auxiliará em missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção de projetos, bolsas no exterior (doutorado sanduíche, professor visitante júnior e sênior e capacitação em cursos de curta duração), e bolsas no Brasil (jovem talento, professor visitante e pós-doutorado). Tudo isso terá o intuito de melhorar a formação dos estudantes bem como a qualidade das pesquisas desenvolvidas.

Neste sentido, a Ufla já deu início à primeira etapa: visitar universidades internacionais de qualidade para fortalecer as parcerias já existentes e ainda obter novas oportunidades de colaboração. A primeira missão foi realizada em Nottingham, Rothamsted Research e Lancaster, todas na Inglaterra, pelos professores Rafael Pio (pró-reitor de Pós-Graduação), Márcio Machado Ladeira (pró-reitor adjunto de Pós-Graduação); Antônio Chalfun Júnior (diretor de Relações Internacionais); Luiz Roberto Guimarães e Mário Lúcio Vilela Resende. Essa equipe, pertencente ao grupo gestor do Capes PrInt, esteve em missão entre os dias 18 e 27 de março.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação da Ufla, ao total serão disponibilizadas 84 cotas de doutorado sanduíche, distribuídas entres os programas 5, 6 e 7, nos anos 2019, 2020, 2021. Além disso, durante as visitas, o grupo gestor identificou ainda a possibilidade de captação de recursos internacionais, visto que essas instituições contem projetos já aprovados que poderão ser aplicados nas universidades brasileiras que integram o Capes PrInt.

Todas as pesquisas e demais ações realizadas em parceria com as universidades internacionais estarão focadas em um único tema de interesse: produção de alimentos e segurança alimentar. Os programas da Ufla que farão parte do Capes Print são: Ciência do Solo; Genética e Melhoramento de Plantas; Microbiologia Agrícola; Ciência dos Alimentos; Zootecnia; Entomologia; Fitopatologia; Fitotecnia; Agroquímica; Administração; Ciências Veterinárias; e Engenharia de Biomateriais. A previsão é de que o projeto Capes PrInt inicie em novembro deste ano.

Com essa iniciativa, a Capes pretende ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e o consequente aprimoramento da qualidade da produção acadêmica. A equipe da Ufla ainda visitará outras universidades importantes dos Estados Unidos e da França.

Para participar da seleção, era necessário ter, no mínimo, quatro programas de pós-graduação recomendados pela Capes na última Avaliação Quadrienal, além de, pelo menos, dois cursos de doutorado. As propostas foram analisadas por especialistas nacionais e internacionais. Das 25 instituições brasileiras contempladas, apenas quatro são de Minas Gerais: Ufla, UFMG, UFV, UFU.

A elaboração do projeto envolveu a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), as pró-reitorias de Pós-Graduação (PRPG), Pesquisa (PRP) e Graduação (PRG), entre outras e assessorias da reitoria. 

Fonte: Ufla

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

XVII Cavalgada da Aleluia - Cachoeirinha: inscrições estão abertas Setenário das Dores tem início neste domingo em Ribeirão Vermelho
   
Horário de Verão foi extinto no Brasil Funerária procura parentes de lavrense assassinada em Luziânia
   
Governo de Minas e municípios firmam acordo de R$ 7 bilhões Corpo de Bombeiros atendeu ocorrência de fogo em veículo em Lavras
.

Flashes de Notícias:

Curso de capacitação do S.I.M. Show de Matheus & Kauan no Open LRF 2019
   
Licitação da empresa de ônibus Final do Concurso Miss Brasil Café 2019
   
Campanha "Tampinhas Solidárias" Carnaval em Ribeirão Vermelho

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Caixa Postal: 98 - CEP: 37.200-000 - Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras