Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Trabalho /


Publicada em: 01/05/2011 18:54 - Atualizada em: 02/11/2011 11:20
Construção civil em Lavras demitiu mais que contratou em um ano
A falta de qualificação profissional tem deixado muita gente sem emprego em Lavras, apesar do número de oferta de vagas.

     

  Casas que estão sendo construídas no bairro Alto dos Ipês, do programa Minha Casa Minha Vida. Foto: Jornal de Lavras

 

O Jornal de Lavras tem a imobiliária Santa Cecília no CLICK IMÓVEIS. Se você quer comprar, vender ou alugar um imóvel, clique aqui.

A boa notícia sobre a geração de empregos em Lavras, divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), faz com que muita gente pense que a maior fonte empregadora na cidade foi à construção civil, visto que Lavras tem um grande canteiro de obras na Zona Norte, na construção do bairro Alto dos Ipês, do projeto Minha Casa, Minha Vida; que a Universidade Federal de Lavras (Ufla), está em expansão e não para de construir; que a iniciativa privada também investe muito neste setor; que as obras públicas também contribuem.

Apesar do número de obras no setor da construção civil em Lavras, facilmente detectada, a área não vai bem, pelo contrário, em um ano fechou com déficit negativo de -2,32%. A construção civil contratou 1.740 pessoas no período de um ano e demitiu, em igual período, 1.972.

Como explicar então a existência de oferta de vagas de empregos na construção civil? O fato é que o mercado está absorvendo apenas a mão de obra qualificada. O mercado está seletivo e está buscando alternativas para a capacitação da mão de obra e muitos profissionais estão voltando para os bancos escolares para se qualificar.

O Centro Público de Promoção do Trabalho (CPPT) oferece diversos cursos de qualificação profissional, a Universidade Federal de Lavras também oferece cursos de qualificação. Os cursos oferecidos são gratuitos e para capacitar profissionais em gerenciamento, planejamento, execução de obras, azulejistas, bombeiro hidráulico, eletricista, armador e outros.

Além desses, o CVT (Centro de Vocação Tecnológica) oferece cursos, também gratuitos, que ajudam bastante na hora da contratação. O diferencial agora são os cursos e a qualificação profissional.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras