Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / História /


Publicada em: 21/03/2019 08:15 - Atualizada em: 21/03/2019 13:54
A história do 8º Batalhão, em Lavras, tem dois capítulos escritos no dia 21 de março
Um dos capítulos foi escrito no dia 21 de março de 1934 e, o outro, no ano de 1997

Coronel Fulgêncio de Souza Santos, primeiro comandante do 8º Batalhão, e o coronel Renan Santos Chaves, atual comandante do 8º Batalhão. Fotomontagem do Jornal de Lavras

.

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Hoje, quinta-feira, dia 21 de março, é uma data importante para a Polícia Militar de Minas Gerais, hoje está fazendo 85 anos que a cidade de Lavras parou para receber em definitivo o 8º Batalhão de Caçadores Mineiros, hoje 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, isso foi no dia 21 de março de 1934.

A história do 8º Batalhão começou antes, em Belo Horizonte, onde ele foi fundado. Seu primeiro comandante foi o coronel Fulgêncio de Souza Santos, ele assumiu o comando no dia 11 de julho de 1932, pouco mais de um dia depois, o coronel Fulgêncio morreu no setor do túnel da Mantiqueira, em Passa Quatro, num confronto com os paulistas na revolução de 1932.

Imediatamente o interventor Benedito Valadares nomeou o sucessor de Fulgêncio, foi o coronel José Persilva, sua posse foi no dia 13 de julho de 1932.

No dia 28 de fevereiro de 1934, um ano e meio depois, o interventor federal Benedito Valadares Ribeiro dá por sede do 8º Batalhão de Caçadores Mineiros, a cidade de Lavras, através do decreto 11.238 e no dia 21 de março chegava a Lavras o primeiro contingente sob o comando do coronel Persilva.

Em janeiro de 1936, no dia 14, é iniciado o serviço de terraplanagem no alto do bairro Santa Efigênia, para a construção do Quartel do 8º Batalhão dos Caçadores Mineiros. Neste trabalho se empenharam, além dos soldados da Companhia, mais 13 presos da cadeia local, colocados à disposição da administração pelo chefe de polícia.

No dia 21 de fevereiro de 1938, às 14h30, foi inaugurado um pavilhão do novo quartel do 8º Batalhão de Caçadores Mineiros, no qual no dia seguinte, alojaram-se as 2ª e 3ª Companhias de Metralhadoras Pesadas, que se encontravam acantonadas em dois prédios da praça Dona Josephina. A inauguração solene foi presidida pelo coronel Alvino Alvim de Menezes, comandante geral da Força Pública de Minas Gerais.

Pouco menos de três meses depois, no dia primeiro de maio de 1938, o tenente coronel José Persilva é transferido para dirigir o 5º Batalhão de Caçadores Mineiros, de Belo Horizonte, passando o comando do 8º Batalhão, aquartelado em Lavras, o coronel Affonso Elias Praes, que comandou a tropa até o dia 13 de outubro de 1939, quando assumiu o comando o major João Batista Soares Júnior. Hoje o comando do 8º Batalhão é do tenente coronel Renan Santos Chaves.

Também hoje, 21 de março, fazem 22 anos que se instalou em Lavras a 6ª Companhia de Polícia Rodoviária, tendo como primeiro comandante o major Moacyr Carlos de Oliveira, sendo este, o segundo importante capítulo da história do Batalhão ocorrido em um dia 21 de março. A Companhia de Polícia Rodoviária foi instalada no recinto do 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, no alto do bairro Santa Efigênia, no dia 21 de março de 1997. Hoje ela é comandada pelo major Miquéias Oliveira do Prado.

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Nova decisão do TJMG autoriza a abertura dos supermercados de Lavras durante o lockdown
Prefeitura de Lavras adquiriu três unidades de equipamentos VNI, que evitam intubação
Presidente da CDL envia ofício à Prefeita de Lavras pedindo que flexibilize as medidas restritivas
Três estabelecimentos foram multados desrespeitando o decreto de lockdown em Lavras
Enfermeira é suspeita de falsa aplicação de vacina contra Covid em Campo Belo - veja vídeo
Motociclista sofre acidente no bairro Jardim Glória, em Lavras
Bombeiros capturaram cobra jiboia que entrou em uma residência de Lavras
Prefeitura de Lavras derruba mais três liminares referentes ao lockdown
Segundo dia de lockdown em Lavras: filas em bancos e denúncias de aumento de preços em supermercados
Prefeitura de Lavras está distribuindo cestas básicas para as famílias que precisarem por causa do lockdown
Conta de luz mais cara a partir desta terça-feira, dia primeiro
Supermercado Mart Minas de Lavras também tem pedido negado na Justiça
TJMG suspende também a decisão do Judiciário de Lavras que favorecia o supermercado BH
Tribunal de Justiça suspende a decisão do judiciário de Lavras e supermercado deverá permanecer fechado durante lockdown
Justiça acata pedido de um supermercado de Lavras e concede liminar para mantê-lo aberto durante lockdown

.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras