Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 30/04/2011 16:05 - Atualizada em: 30/04/2011 23:44
Lavrenses são homenageados em Ouro Preto, Teresina e Brasília
Personalidades de Lavras são reconhecidas em suas áreas; quatro delas foram homenageados nos últimos dias.

         

Professor José Roberto Scolforo recebendo, das mãos do ministro da Agricultura Wagner Gonçalves Rossi, um dos prêmios mais importantes concedidos a cientistas brasileiros

 

LAVRAS TEM Point Carioca. Quer saber? Clique aqui.

Nos últimos dias Lavras esteve em evidência: personalidades da cidade foram homenageadas em Ouro Preto, Teresina e Brasília. O vereador Evandro Castanheira e o promotor Dimas Messias de Carvalho foram homenageados em Ouro Preto, eles receberam a mais alta comenda concedida pelo Governo do Estado, a Medalha Tiradentes.

Outra homenagem, mais tocante a um lavrense, foi prestada em Teresina, no Piauí, pela Defensoria Pública da União. O edifício que vai abrigar a DPU no Piauí recebeu a denominação de Paulo Alfredo Unes Pereira, o defensor público que morreu no Timor Lestes no ano passado.

Em Brasília, dia 26, quem foi homenageado foi o vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor José Roberto Scolforo, ele recebeu das mãos do ministro da Agricultura, Wagner Gonçalves Rossi, o prêmio "Frederico Menezes Veiga", um dos prêmios mais importantes da ciência brasileira, a homenagem foi durante as comemorações do aniversário da Embrapa.

Diversas autoridades estavam presentes, entre elas, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florense, o presidente da Embrapa Pedro Antônio Arraes Pereira, o reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, e professores da universidade e representantes da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc).

Scolforo foi indicado para receber o prêmio através da Pró-Reitoria de Pesquisa da Ufla, em virtude do perfil do pesquisador ser adequado ao tema desta edição - "Tecnologias Florestais para Sustentabilidade dos Biomas". A temática faz alusão ao Ano Internacional das Florestas, designado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em seu pronunciamento, após receber o prêmio, o professor José Roberto Scolforo dividiu com os colegas a premiação. Ele disse: "ninguém chega sozinho a uma premiação como esta. É um prêmio de equipe".

Para o reitor, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, a conquista do prêmio "Frederico Menezes Veiga" contribui para elevar o nome da universidade como referência na temática ambiental, com destaque para a relevância social dos projetos desenvolvidos no âmbito da Universidade. "É um orgulho para a Ufla ter em seus quadros um pesquisador recebendo um prêmio desta magnitude. Isso vem comprovar que os profissionais de destaque, que sabem trabalhar em equipe, fazem uma universidade de excelência", destaca o reitor.

Na avaliação do professor Nelson Venturin, um dos precursores do Departamento de Ciências Florestais, o prêmio "Frederico Menezes Veiga", instituído pela Embrapa, respeitada no mundo todo, tem alta relevância. "O tema Tecnologias Florestais para a Sustentabilidade dos Biomas não poderia ser mais adequado no Ano Internacional das Florestas e num país que abriga os mais importantes biomas do mundo, como a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga e outros", enfatizou.

O professor Scolforo está na Ufla desde 1983, sua trajetória profissional que o propiciou figurar entre os agraciados do prêmio concedido pela Embrapa aos pesquisadores que se sobressaem pela excelência de seus estudos. Dentre os projetos que coordena, o Zoneamento Ecológico e Econômico de Minas Gerais e do Espírito Santo, Modelo de Inventario Florestal para viabilizar programas de eletrificação "Luz Para Todos" e o Mapeamento e Inventário da Flora Nativa e Reflorestamento de Minas Gerais, podem ser ressaltados.

De estudos para a revitalização do rio São Francisco ao sistema de manejo da candeia, Scolforo atua, juntamente com sua equipe, em diversos projetos na área de manejo florestal. É um dos precursores da pesquisa em manejo para usos múltiplos da vegetação do Cerrado e atuou em grandes programas na região amazônica, com foco no sistema integrado de produtos florestais. Produziu mais de 400 trabalhos entre artigos em periódicos e congressos. Sua equipe de trabalho é responsável pela criação de softwares com expressiva aplicação na Engenharia Florestal, com destaque para o Sistema de Predição e Projeção do Crescimento e Produção para Florestas Plantadas (SPP) e o Sistema de Inventário e Manejo de Florestas Nativas (SISNAT).

Na administração da Ufla, Scolforo foi pró-reitor de Pesquisa no período de 2004 a 2007, passando a ocupar, em 2008, a Pró-reitoria de Planejamento e Gestão, onde coordenou amplo programa estrutural e ambiental para a Universidade. Atualmente, ocupa o cargo de vice-reitor.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras