Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Desenvolvimento /


Publicada em: 14/03/2019 14:10 - Atualizada em: 14/03/2019 21:10
Ufla firma convênios com Bombeiros, Prefeitura de Lavras e Bayer S.A.
Protocolo de Intenções com a Bayer pode resultar, no futuro, a instalação de uma fábrica na cidade

Assinaturas de convênios com entidades públicas e privadas foram realizadas na tarde de ontem na Ufla. Fotos: Ascom/PML

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Foram assinados na tarde de ontem, quarta-feira, dia 13, na Universidade Federal de Lavras (Ufla) três convênios com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, com a Prefeitura Municipal de Lavras e com a Bayer S.A. Os documentos foram assinados pelo reitor da Ufla, professor José Roberto Scolforo, e por representantes das três instituições, em solenidade realizada no Salão dos Conselhos.

Com o Corpo de Bombeiros, foi firmado um Acordo de Mútua Cooperação que prevê a instalação de um ponto-base na Ufla para a operação de uma viatura dos bombeiros, além de atividades de apoio logístico, treinamento e qualificação profissional. Na assinatura do documento, o Corpo de Bombeiros foi representado pelo comandante do 6° Comando Operacional de Bombeiros, coronel Giuvane Barbosa de Moraes.

O Comandante disse que a cooperação é benéfica para ambas as partes: "o campo científico pode agregar muito valor à formação da tropa; por sua vez, podemos prestar vários serviços à comunidade acadêmica, como treinamentos de brigada de incêndio e primeiros socorros". De acordo com o Reitor da Ufla, as contribuições dos bombeiros podem ir ainda mais além, "incluindo o auxílio em correções de construções antigas, que podem trazer impactos positivos inclusive para o consumo de energia".

A Prefeitura Municipal de Lavras e a Ufla firmaram um Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), que prevê ações para combater a deficiência de ferro na infância, problema de saúde que pode comprometer o desenvolvimento físico e intelectual de crianças ainda em fase de formação.  

O prefeito José Cherem destacou que "essa é mais uma entre 80 ações conjuntas já desenvolvidas em parceria com a Ufla, que beneficiam não só a população do município de Lavras, como também das cidades vizinhas". Na avaliação do reitor José Roberto Scolforo, "o mínimo que a Universidade pode fazer é impactar positivamente seu entorno. Por isso, a ampliação do relacionamento com a Prefeitura é uma preocupação constante nossa".

Já com a Bayer foi assinado um Protocolo de Intenções com a Ufla, que prevê colaboração técnica para formação profissional, intercâmbio de informações técnicas e desenvolvimento conjunto de ações, atividades e projetos de pesquisa e extensão nas quais ambas possuem interesses comuns.  

O diretor da Bayer responsável pela assinatura do documento, Dirceu Júnior, comemorou a formalização do convênio, que se concretizou após dois anos e meio. "Agora, temos que focar nessa segunda e importante etapa, que é explorar o potencial do convênio com projetos e linhas de pesquisa de interesse comum".

O reitor José Roberto Scolforo disse que vem realizando um trabalho junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) para corrigir as distorções legais que têm dificultado essa aproximação público-privada. "Havendo o compromisso com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e a independência da pesquisa, essa cooperação tem tudo para ser muito produtiva", disse.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Proibida venda de salgados, refrigerantes e doces em escolas particulares de MG Ponte duplicada em Lavras poderá ser denominada "Nelson Willibaldo Werlang"
   
Câmara aprova CPI para apurar suspeita de compra de votos em Lavras Projeto Quarta da Seresta será lançado esta semana em Lavras
   
Identificado o corpo do rapaz encontrado morto na Perimetral de Lavras (Plantão) Homem foi encontrado morto na Perimetral de Lavras, a suspeita é de homicídio ou atropelamento
.

Flashes de Notícias:

Manifestação em Lavras em favor da educação pública Data de inauguração da "Ponte Branca"
   
Esquadrilha da Fumaça está em Lavras Final do concurso Rainha do LRF 2019
   
Mulher presa por falsificar carteira policial Blitz na BR-265 - Maio Amarelo
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Caixa Postal: 98 - CEP: 37.200-000 - Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras