Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 14/03/2019 14:10 - Atualizada em: 14/03/2019 21:10
Ufla firma convênios com Bombeiros, Prefeitura de Lavras e Bayer S.A.
Protocolo de Intenções com a Bayer pode resultar, no futuro, a instalação de uma fábrica na cidade

Assinaturas de convênios com entidades públicas e privadas foram realizadas na tarde de ontem na Ufla. Fotos: Ascom/PML

Foram assinados na tarde de ontem, quarta-feira, dia 13, na Universidade Federal de Lavras (Ufla) três convênios com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, com a Prefeitura Municipal de Lavras e com a Bayer S.A. Os documentos foram assinados pelo reitor da Ufla, professor José Roberto Scolforo, e por representantes das três instituições, em solenidade realizada no Salão dos Conselhos.

Com o Corpo de Bombeiros, foi firmado um Acordo de Mútua Cooperação que prevê a instalação de um ponto-base na Ufla para a operação de uma viatura dos bombeiros, além de atividades de apoio logístico, treinamento e qualificação profissional. Na assinatura do documento, o Corpo de Bombeiros foi representado pelo comandante do 6° Comando Operacional de Bombeiros, coronel Giuvane Barbosa de Moraes.

O Comandante disse que a cooperação é benéfica para ambas as partes: "o campo científico pode agregar muito valor à formação da tropa; por sua vez, podemos prestar vários serviços à comunidade acadêmica, como treinamentos de brigada de incêndio e primeiros socorros". De acordo com o Reitor da Ufla, as contribuições dos bombeiros podem ir ainda mais além, "incluindo o auxílio em correções de construções antigas, que podem trazer impactos positivos inclusive para o consumo de energia".

A Prefeitura Municipal de Lavras e a Ufla firmaram um Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), que prevê ações para combater a deficiência de ferro na infância, problema de saúde que pode comprometer o desenvolvimento físico e intelectual de crianças ainda em fase de formação.  

O prefeito José Cherem destacou que "essa é mais uma entre 80 ações conjuntas já desenvolvidas em parceria com a Ufla, que beneficiam não só a população do município de Lavras, como também das cidades vizinhas". Na avaliação do reitor José Roberto Scolforo, "o mínimo que a Universidade pode fazer é impactar positivamente seu entorno. Por isso, a ampliação do relacionamento com a Prefeitura é uma preocupação constante nossa".

Já com a Bayer foi assinado um Protocolo de Intenções com a Ufla, que prevê colaboração técnica para formação profissional, intercâmbio de informações técnicas e desenvolvimento conjunto de ações, atividades e projetos de pesquisa e extensão nas quais ambas possuem interesses comuns.  

O diretor da Bayer responsável pela assinatura do documento, Dirceu Júnior, comemorou a formalização do convênio, que se concretizou após dois anos e meio. "Agora, temos que focar nessa segunda e importante etapa, que é explorar o potencial do convênio com projetos e linhas de pesquisa de interesse comum".

O reitor José Roberto Scolforo disse que vem realizando um trabalho junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) para corrigir as distorções legais que têm dificultado essa aproximação público-privada. "Havendo o compromisso com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e a independência da pesquisa, essa cooperação tem tudo para ser muito produtiva", disse.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras