Carroceria agarrou na passagem e travou o trânsito por quase uma hora. Fotos: redes sociais
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Um ocorrido com um caminhão baú Volkswagen, com placas de Uberlândia (MG), provocou uma grande confusão na tarde de ontem, sábado, dia 23, na rodovia MG-335, em Ijaci. O caminhão, que seguia sentido Ijaci Lavras, ficou agarrado na passagem sob a linha férrea, na entrada daquela cidade.
O caminhão parou o trânsito nos dois sentidos. Muitas carretas e caminhões que circulam pela rodovia para atender a fábrica de cimento da Camargo Corrêa tiveram que esperar por cerca de uma hora. Muitos automóveis também ficaram esperando que o trânsito fosse liberado, o que aconteceu depois que esvaziaram os pneus do caminhão, para ele conseguir terminar de ultrapassar o chamado "túnel" da linha férrea em Ijaci.
O trânsito de caminhões e carretas em Ijaci aumentou muito devido a fábrica de cimento. As carretas carregadas que tem como destino Belo Horizonte, saem da fábrica de cimento e seguem para Ijaci, Macaia, Bom Sucesso até a rodovia Fernão Dias. Já aqueles que têm como destino São Paulo e a região Sul, passam por dentro de Lavras pela estrada do Madeira e seguem até a BR-265 até ganhar a BR-381. As duas cidades têm problemas sérios com a conservação de asfalto, constantes quebra de redes de esgoto e até problemas com pontes como aconteceu recentemente com a ponte sobre o ribeirão Vermelho, próxima a Associação Atlética Ferroviária (AAF), que teve que ser restaurada porque corria risco de cair devido ao constante fluxo de veículos pesados sobre ela.
Com o represamento do rio Grande e a formação do lago do Funil, Ijaci passou a ser uma das cidades mais procuradas da região para turismo. Muitos condomínios de luxo foram construídos naquela cidade e muitos ainda estão sendo construídos. Isso aumentou o fluxo de veículos naquela cidade e a passagem sob a linha férrea é um gargalo que precisa ser resolvido com urgência para não atrapalhar o desenvolvimento de Ijaci.
Em conversa pelo telefone com o vice-prefeito daquela cidade, Nelson Mesquita Galvino, a reportagem apurou que ele e o prefeito Fabiano Moretti já têm um projeto de alargamento e afundamento da passagem sob a linha férrea em Ijaci. Nelson lembrou que durante o tempo em que o caminhão ficou preso no "túnel" e travou a passagem de veículos, poderia surgir uma emergência com uma ambulância, polícia ou bombeiro, o que seria um desastre.
Segundo Nelson, o projeto será apresentado ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), ao Governo de Minas, ao Governo Federal e a Camargo Correa, para encontrar uma solução para o problema que estrangula o progresso de Ijaci, além de atrapalhar a logística das empresas que se instalaram naquela cidade.
Em Lavras foi a Camargo Correa que fez o alargamento da passagem sob a linha férrea no bairro Aquenta Sol. Foi a forma encontrada pela empresa para escoar sua produção. Além do alargamento da passagem sob a linha férrea no bairro Aquenta Sol, a Camargo Correa construiu a primeira alça do anel viário que liga a BR-265, em Ityrapuan até o trevo da Boca da Mata, em Lavras.
Além disso, aquela empresa foi responsável pela substituição do piso asfáltico do aeroporto de Lavras, tudo sem ônus para o município e Estado.