Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 15/02/2019 16:20 - Atualizada em: 15/02/2019 19:27
Dengue avança em Minas; em Lavras tem três casos confirmados
Além dos três casos confirmados, nove ainda estão sendo investigados. Vigilância em Saúde continua desenvolvendo ações de combate ao Aedes aegypti

O combate ao mosquito Aedes aegypti é fundamental, ele é transmissor da chikungunya, da dengue, zika e febre amarela, doenças que podem matar

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A dengue avança em Minas Gerais, em apenas uma semana, 5.537 novos casos suspeitos de dengue foram registrados no Estado. A média de 33 notificações por hora nos últimos sete dias reforça ainda mais o alerta contra a doença em Minas. Do dia 1° de janeiro até segunda-feira, dia 11, quando foi divulgado o último balanço pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), 17.860 pessoas foram diagnosticadas com sintomas da enfermidade. Até o momento são quatro óbitos.

As chuvas mais intensas no verão e o descuido no combate ao vetor, o mosquito Aedes aegypti, estão entre os principais motivos para a elevação. Além disso, a atenção é redobrada para o chamado vírus 2 da dengue, já identificado em algumas amostras. O sorotipo estava em baixa circulação desde 2010.

A cidade que tem uma situação preocupante é Arcos, na Região Centro-Oeste de Minas. Até segunda-feira, dia 11, as autoridades de saúde daquela cidade tinham informado que 1.187 casos tinham sido notificados, o que representa quase 3% dos habitantes. O prefeito da cidade, Denilson Teixeira, decretou situação de emergência. 

Em Lavras, a Vigilância em Saúde confirma apenas três casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 9 casos notificados e que aguardam resultados de exames. A Vigilância reforçou o combate ao mosquito vetor e promove constantes mutirões de combate ao Aedes aegypti. De janeiro até agora os mutirões foram realizados nos bairros: Novo Horizonte, Jardim Glória, Aquenta Sol, Lavrinhas e Nossa Senhora de Lourdes.

Amanhã, sábado, dia 16, as ações se concentrarão de 8h às 11h nos bairros Serra Verde e Paulo Menicucci. Para os técnicos da Vigilância em Saúde a participação da população é fundamental, por isso, que os mutirões têm também a função de conscientizar a população sobre os perigos que o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, zica e chikungunya. Também sobre o mosquito palha, transmissor da leishmaniose.

Amanhã, caminhões da Prefeitura de Lavras passarão nos bairros Serra Verde e Paulo Menicucci recolhendo materiais inservíveis, como garrafas, latas, pneus e outros que possam acumular água, que serve de criadouro dos mosquitos. Os bairros também receberão equipes de atenção básica à saúde e de servidores da ouvidoria municipal.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras