Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 12/02/2019 22:51 - Atualizada em: 18/02/2019 13:22
Cresce o número de registros de aparecimento de escorpiões em Lavras
Manter quintais limpos é uma forma de combater a proliferação de escorpiões

Escorpião amarelo, espécie mais comum em Lavras. Imagem extraída do site enfermagem e primeiros socorros

A Vigilância em Saúde tem registros de aparecimento de escorpiões em alguns bairros de Lavras, isso acontece com mais frequência nesta época do ano, com a combinação do calor e chuva. Os locais de aparecimento normalmente são bairros onde existem aterros e depósitos de entulhos de demolições.

Até o momento não há registro de pessoas picadas por escorpiões em Lavras este ano, mas em toda Minas Gerais, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), este ano, de janeiro até ontem, segunda-feira, dia 11, já foram registrados 2.779 acidentes com escorpiões.

Somente nos primeiros 42 dias deste ano, sete pessoas já morreram em Minas vítimas de picadas de escorpião, isso representa uma morte a cada seis dias, número superior ao do ano passado em igual período, quando foram registradas uma morte a cada nove dias.

De acordo com a secretaria, acidentes com animais como escorpião, cobra, formiga, abelha, vespa, marimbondo, lagartas, lacraia e aranhas costumam aumentar tanto em áreas urbanas, quanto rurais durante o período chuvoso e quente, isso acontece entre dezembro a março devido a elevação da umidade e do calor.

No caso dos escorpiões, não existe inseticida eficiente para matá-los, por isso, medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar o aparecimento deles, como por exemplo, manter limpos quintais e jardins, não acumulando folhas secas, lixo e entulhos. Outras providências que devem ser tomadas são: limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura.

A Vigilância em Saúde de Lavras, devido ao aumento do aparecimento destes animais na cidade, está preparando uma ação de captura a escorpiões, o trabalho deverá ser realizado no final da tarde e à noite, quando os escorpiões saem de suas tocas. Para a realização deste trabalho, serão adquiridas lanternas de ultravioleta.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras