Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / Religião /


Publicada em: 10/02/2019 15:17 - Atualizada em: 11/02/2019 07:19
Morreu aos 101 anos, o sargento Corsino, o mais velho militar do 8º Batalhão de Lavras
Ele era a história viva do 8º Batalhão de Polícia Militar, o mais antigo militar vivo da história da corporação

Sargento Corsino sendo homenageado no pátio do 8º Batalhão, em Lavras. Fotos: Jornal de Lavras

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Faleceu em Lavras, no Hospital Vaz Monteiro, ontem, sábado, dia 10, o sargento Joaquim Corsino Soares, ele tinha 101 anos e era o mais velho militar do 8º Batalhão. O sargento Corsino ingressou na carreira militar em 1931, no 8º Batalhão, ainda em Belo Horizonte, quando ainda não tinha maioridade. Em 1932 serviu, no setor do Túnel da Mantiqueira, na Revolução Constitucionalista.

O 8º Batalhão de Caçadores Mineiros, antiga denominação, era em Belo Horizonte e no dia 28 de fevereiro de 1934, pelo decreto 11.238, o interventor federal Benedito Valadares Ribeiro, deu por sede do 8º Batalhão de Caçadores Mineiros a cidade de Lavras.

Em 21 de março, quase um mês após a assinatura do decreto, chega a Lavras e se estabelece em definitivo o 8º Batalhão de Caçadores Mineiros, hoje 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, sendo seu primeiro comandante, em Lavras, o tenente coronel José Persilva. O efetivo do batalhão girava em torno de 300 homens, sendo sua maioria casados. Entre os militares estava o sargento Joaquim Corsino Soares, que aqui constituiu família.

Frequentemente ele era homenageado pelo 8º Batalhão, como em 10 de novembro de 2017, quando ao lado do bisneto do coronel Fulgêncio, o capitão Paulo Roberto Bermudes Rezende, ele foi condecorado pelo Comandante-Geral, por sua participação histórica na corporação, naquela época o sargento Corsino tinha 99 anos. Ele recebeu das mãos do então Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Helbert Figueiró de Lourdes (foto) a medalha cinquentenário "Coronel Fulgêncio de Souza Santos".

O sargento Corsino foi um dos homenageados e o que mais recebeu cumprimento das autoridades, além do Comandante-Geral, Corsino foi cumprimentado pelo então Subcomandante-geral, coronel André Agostinho Leão de Oliveira, do então chefe do Gabinete Militar, coronel Fernando Antônio Arantes; do então comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Giovani de Sousa Silva, do comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar e Patrono da medalha, tenente-coronel Renan Santos Chaves, também pelo reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor José Roberto Soares Scolforo, pelo prefeito José Cherem, pela juíza Zilda Maria Youssef Murad Venturelli e outros.

O corpo do sargento Corsino deixou o Hospital Vaz Monteiro na tarde de ontem, por volta das 14h, e seguiu num carro funerário da Funerária Carvalho para Campo Belo, onde foi velado na Capela do Velório Municipal daquela cidade e na manhã de hoje, domingo, dia 10, às 10h, foi sepultado no Cemitério Senhor Bom Jesus, no bairro Feira, em Campo Belo.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras