Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 28/01/2019 13:58 - Atualizada em: 28/01/2019 18:54
Campus da Ufla é o grande "cinturão verde" de Lavras
A Universidade implantou em 2008, o seu Plano Ambiental e nestes dez anos já foram plantadas 135 mil mudas de árvores

Imagem que se repete milhares de vezes na Ufla deste a implantação do Plano Ambiental 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A degradação do meio ambiente decorrente das atividades humanas tem provocado impactos ambientais, como o que aconteceu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em Lavras e região, felizmente não temos mineração com rejeitos, mesmo assim não estamos fora de sermos "cobrados pela natureza", não como em Brumadinho, mas aos poucos estamos pagando uma conta das agressões ao meio ambiente.

Falta de água, inundações, grandes estiagens com grandes queimadas, doenças diversas como a dengue, por exemplo. O impacto em Lavras não é tão grande graças a iniciativas como a do cinturão verde que existe e está em expansão desde 2008 no campus da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

A Ufla já era uma área arborizada, mas desde 2008 esta área ampliou e está sendo ampliada de forma extraordinária. Foi implantado naquele ano, o Plano Ambiental, para possibilitar um crescimento sustentável da Instituição. De lá para cá, já foram plantadas no campus da Ufla 135 mil mudas de árvores de espécies nativas. O Plano Ambiental foi uma iniciativa do pró-reitor de Planejamento José Roberto Scolforo, na gestão do reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

As mudas são produzidas pela própria Universidade, são fornecidas pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e IEF (Instituto Estadual de Florestas), instituições parceiras da Ufla. A cada estação chuvosa são plantadas mais árvores, após o plantio, ao longo do ano, são realizadas as manutenções, tais como, adubações, capinas, combate a formigas, desramas e acompanhamento do crescimento, com medições de altura e circunferência das árvores.

As espécies foram todas selecionadas de acordo com a flora nativa da região, com uma atenção especial para as espécies frutíferas. Vale lembrar que são espécies frutíferas aquelas que produzem frutos para os pássaros.

O plantio das mudas é um dos pontos mais importantes do Plano Ambiental, com o objetivo de proteger as nascentes e as áreas de preservação permanentes da Ufla. Hoje, o campus conta com 15 nascentes, responsáveis por abastecer toda a demanda de água da universidade, gerando uma significativa economia para a Instituição, que é de cerca de quatro milhões de reais por ano.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras