Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 24/04/2011 16:38 - Atualizada em: 02/11/2011 11:49
Foram encontrados mais caramujos africanos em Lavras
Depois da publicação da matéria sobre o aparecimento de caramujos africanos em Lavras, mais um foco foi localizado esta semana, desta vez na Vila São Francisco.

     

        Foto ilustrativa

 

LAVRAS TEM Tutty Cerimonial. Quer saber? Clique aqui.

A presença de caramujos africanos em Lavras, já noticiado, provocou uma alerta a população; esta semana mais um foco foi descoberto, desta vez no quintal de uma república de estudantes na Vila São Francisco. A Vigilância Epidemiológica já foi comunicada.

Os caramujos são de hábito noturno, eles se reproduzem rapidamente e não possuem predadores naturais no Brasil, eles se tornaram uma praga para a agricultura. Os caramujos africanos são perigosos para a saúde humana, a simples manipulação desses moluscos vivos pode causar contaminação, pois dois tipos de microorganismos perigosos são encontrados em sua secreção. Um deles é o Angiostrongytus costaricensis, causador da angiostrongilíase abdominal, doença que pode resultar em morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal. Os sintomas são dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômito.

O outro é o Angiostrongylos cantonensis, causador da angiostrongilíase meningoencefálica humana (meningite), que tem como sintomas dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso.

O responsável pelo Setor de Combate as Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Ernani Martins da Costa, disse que desde o aparecimento dos primeiros caramujos em Lavras o Setor de Endemias tem trabalhado para combatê-los. Ernani disse que o combate não é difícil, basta jogar uma solução a base de sal, cal virgem e uma inseticida.

Segundo ele, o sal e a cal virgem já são suficientes para matá-los, mesmo depois de mortos ele aconselha queimá-los, e faz uma alerta: "não manipule os caramujos sem o uso de luvas". Para ingerir frutas e verduras, é aconselhável um método preventivo: deixar as verduras, frutas e legumes mergulhados em uma mistura contendo 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água, durante trinta minutos. Enxaguar muito bem antes de comer.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras