Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Política /


Publicada em: 22/01/2019 08:41 - Atualizada em: 22/01/2019 13:59
Com "pires nas mãos", prefeitos mineiros vão a Belo Horizonte falar com Zema
Sem repasses, prefeitos se reúnem para enfrentamento da crise financeira em Minas

Prefeitos ficaram inconformados com a postura do governador, em convocar a PM para garantir a ordem  

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Diversos prefeitos mineiros estiveram na Cidade Administrativa para falar com Romeu Zema (Novo), sobre atraso nos repasses, acontece que o Governador não recebeu os prefeitos e ainda montou uma barreira policial no Palácio Tiradentes, local onde o governador despacha.

Entre os prefeitos que estavam com o "pires na mão" estavam José Cherem, prefeito de Lavras, Ana Rosa Lasmar, prefeita de Ribeirão Vermelho, Iza Menezes, de Nepomuceno, Alisson Assis Carvalho, prefeito de Campo Belo e Fabiano Moretti, prefeito de Ijaci. Além deles, mais de 300 prefeitos estiveram em Belo Horizonte para discutir medidas emergenciais diante da falta de repasses do Governo do Estado, que está deixando os municípios em situação de penúria. 

O presidente da AMM (Associação Mineira dos Municípios) prefeito Julvan Lacerda diz estar perplexo com a forma de recepção aos prefeitos. "Até o governo passado, com todo o desrespeito que teve conosco, nunca nos tratou desta forma. Até onde sei as forças policiais são para fazer cumprir a lei e não para proteger quem está descumprindo", disse.

Os prefeitos decidiram que vão protocolar um pedido para que Romeu Zema volte a repassar automaticamente o ICMS (Imposto de Consumo de Mercadoria e Serviço) e o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) devidos aos municípios.

Os prefeitos mineiros estão, literalmente, "num beco sem saída". Com os cofres zerados, a maioria afirmou que, além dos salários dos servidores ativos e inativos, os serviços essenciais como saúde e educação também estão ameaçados pela falta de repasses.

Segundo o prefeito de Moema, Julvan Lacerda, que também é presidente da AMM, "a situação está crítica para todos os municípios da nossa região. Mesmo aqueles prefeitos que ainda estão conseguindo cumprir com seus compromissos, já temem porque não conseguirão fechar o ano com as contas pagas se os recursos não chegarem. Nem os repasses constitucionais semanais do ICMS e Fundeb estão sendo realizados regularmente pelo novo Governador". Disse.

Após a pressão em frente à barreira policial, o governo autorizou a entrada de Julvan Lacerda e mais quatro prefeitos para conversar. A imprensa não foi autorizada a entrar. A dívida do Estado com os municípios mineiros já ultrapassa  os R$ 12 bilhões.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras