Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 15/01/2019 14:22 - Atualizada em: 15/01/2019 22:10
Vereador propõe a proibição do uso de canudinhos plásticos em Lavras
A humanidade gera um total de 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, desses, 12,7 milhões de toneladas chegam aos oceanos

Coronel Antônio Claret dos Santos, que apresentou projeto que abre discussão sobre o uso exagerado do plástico

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O uso do canudinho de plástico para tomar um refrigerante ou um suco, ao que parece vai acabar, pelo menos é a tendência em todo o mundo. Banir o consumo deste artefato pode representar um grande passo para ajudar na diminuição da poluição ambiental no planeta.

Recentemente a rede de fast food MC Donalds anunciou que vai abolir o apetrecho em lojas do Reino Unido e da Irlanda. Já a rede de cafeteria Starbucks anunciou em julho que vai deixar de usar canudos de plástico em suas lojas de todo o mundo até 2020, evitando o consumo de mais de um bilhão de canudos. No Brasil também já começam a proibir a venda e o uso de canudo em algumas cidades.

Em Lavras os canudinhos de plástico também podem estar com "os dias contados", pelo menos é a vontade do vereador Antônio Claret dos Santos, o Coronel Claret. Ele protocolou na Secretaria da Câmara Municipal um projeto de lei que proíbe o comércio e o uso dos canudinhos plásticos em lanchonetes, bares, restaurantes, hotéis e similares.

Longe de ser o principal problema quando o assunto é poluição por plásticos, o canudo funciona como uma "porta de entrada" para discussões mais profundas – e, por ser um item dispensável no consumo diário, pode ter um apelo mais significativo.

A expectativa do vereador é que, ao chamar a discussão para os canudos plásticos, os consumidores se conscientizem e deixem de utilizar outros materiais de uso único, como sacolas, talheres plásticos, copos plástico, bandejas e até garrafas - que são responsáveis por índices de poluição maiores. Os resíduos plásticos são carreados pela enxurrada e chegam até os ribeirões e rios, o que é danoso para a vida animal.

O vereador Coronel Claret justifica seu projeto apresentando dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os quais afirmam que cerca de 1 bilhão de canudos são descartados todos os dias, em todo o mundo. A quantidade é suficiente para dar cinco voltas em torno da Terra. Quando levamos em conta que o plástico de que são feitos os canudos leva até 450 anos para se decompor e que o material é muitas vezes descartado nos mares e rios, conseguimos entender a importância dessa lei, que já foi adotada no Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP e no estado do Rio Grande do Norte. França, Itália e China, entre outros países, adotaram restrições federais à comercialização do plástico descartável.

O projeto deverá ser votado em fevereiro, assim que o Poder Legislativo encerrar o seu recesso parlamentar.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras