Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Meio Ambiente /


Publicada em: 08/01/2019 16:00 - Atualizada em: 08/01/2019 22:53
Paraquedista lança um milhão de sementes no Parque do Rola-Moça
Sementes lançadas no Parque do Rola-Moça foram coletadas em Lavras, Nepomuceno e mais sete cidades

Imagem do lançamento das sementes sobre o Parque Estadual do Rola-Moça. Foto: Produtora bi02

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

No sábado, dia 5, o programa "Caldeirão do Huck", na Rede Globo de Televisão, apresentou um quadro com cenas de um paraquedista lançando 1 milhão de sementes no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, que foi muito castigado por incêndios na última seca.

No Parque estão seis mananciais que abastecem 40% da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o IEF (Instituto Estadual de Florestas), a ação foi no início de dezembro, mas as imagens foram divulgadas agora, no sábado.

Ainda de acordo com o IEF, para conseguir 1 milhão de sementes, as equipes dos viveiros localizados na área de abrangência da Mata Atlântica foram mobilizadas e em menos de dois meses conseguiram reunir a quantidade.

As sementes lançadas sobre o Parque Estadual do Rola-Moça foram coletadas em nove cidades, entre elas estão Lavras e Nepomuceno. Foram sementes de quaresmeiras, jatobá, vinhático e ipê.

Esta não é a primeira vez que Lavras contribui com a capital mineira no quesito arborização, no dia 8 de novembro de 1935, o prefeito Pedro Salles enviou ao secretário do Interior Gabriel Passos, várias mudas de ipês amarelos, roxos, brancos e rosas, para serem plantadas no Parque Municipal de Belo Horizonte.

Em 1936, o prefeito de Belo Horizonte, Otacílio Negrão de Limas, deu início ao represamento do ribeirão Pampulha, objetivando a construção de uma lagoa, visando com isso conter as enchentes e fazer um reservatório de água para o abastecimento da capital. Otacílio Negrão solicitou ao prefeito de Lavras mudas de árvores para arborizar a orla da represa. Centenas de mudas foram enviadas e plantadas naquela região. A obra da Pampulha foi concluída no mandato do prefeito que sucedeu Otacílio Negrão: Juscelino Kubitschek.

Mais recentemente a capital mineira conquistou um prêmio no ranking Connected Smart Cities, no seguimento Meio Ambiente, graças a um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Inventário das Árvores de Belo Horizonte, coordenado pelo Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf) e o apoio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc).

O projeto trata-se do Sistema de Informações do Inventário de Árvores de Belo Horizonte (SIIA), resultado de uma colaboração técnica e financeira entre a Prefeitura de Belo Horizonte e Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). O sistema possibilita o conhecimento pleno das características e condições das árvores inventariadas, a fim de viabilizar um melhor planejamento do manejo, aprimoramento e expansão da arborização urbana. Os dados tabulados são usados para orientar podas e prever quedas de galhos e árvores que se encontram em más condições, evitando problemas futuros.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Câmera de monitoramento flagra furto de retrovisores no centro de Lavras - veja vídeo De Firmino Costa a Marcelo Sabato: 113 anos de história da Associação Comercial e Industrial de Lavras
   
Artista lavrense foi convidado para expor seu trabalho nos Estados Unidos Banco Santander realizará leilão de imóveis em MG e um deles é em Lavras
   
Manifestantes se reúnem em Lavras na data que marca um ano da morte de Marielle - veja vídeo Irmã do bebê de 3 meses que morreu em acidente é transferida de helicóptero para Pouso Alegre
.

Flashes de Notícias:

Licitação da empresa de ônibus Final do Concurso Miss Brasil Café 2019
   
Campanha "Tampinhas Solidárias" Carnaval em Ribeirão Vermelho
   
Carnaval em Boa Esperança Carnaval em Ijaci

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Caixa Postal: 98 - CEP: 37.200-000 - Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras