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Publicada em: 19/12/2018 15:04 - Atualizada em: 19/12/2018 23:46
Graduação da Ufla obtém pontuação mais elevada entre universidades públicas do País no IGC do MEC
O Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC) foi divulgado nesta terça-feira, dia 18

Foto ilustrativa

 

 

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A Universidade Federal de Lavras (Ufla) destacou-se no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), divulgado nesta terça-feira, dia 18, com a pontuação mais elevada da graduação entre as universidades públicas do Brasil. A Instituição obteve o conceito 3,5 - em uma escala de 1 a 5 -, com o maior número de cursos avaliados em um mesmo ano (19).

Outro destaque foi a manutenção, pelo 11° ano consecutivo, do conceito máximo do IGC (5). Este ano, menos de 2% das instituições do Brasil situaram-se nesta faixa de excelência, enquanto 66% obtiveram nota 3.

O IGC avalia a qualidade de todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil, em uma escala de 1 a 5. O resultado deste ano incluiu 2.056 instituições públicas e privadas de todo o país, sendo 102 universidades públicas. O indicador é obtido com base em variáveis relacionadas ao ensino nos níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu.

Uma das variáveis considerada no cálculo do IGC é a proporção de alunos de mestrado e doutorado em relação aos graduandos. "Como a graduação da Ufla cresceu consideravelmente nos últimos anos, este ainda é um ponto de fragilidade. Entretanto, há um enorme esforço de política institucional para o aumento e a democratização dos cursos de pós-graduação, além da criação de novos cursos. Somente este ano, conseguimos a aprovação de oito novos cursos. Dessa forma, ao longo do tempo será estabelecido um novo equilíbrio na proporção de discentes de pós-graduação em relação aos da graduação", afirma o reitor da Ufla, professor José Roberto Soares Scolforo.

Também foi divulgado nesta terça-feira o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação, também em uma escala de 1 a 5. O indicador é calculado com base no desempenho dos estudantes no Enade, no valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, no perfil do corpo docente e nas condições do processo formativo. Foram avaliados cursos de Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins.

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