Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Tecnologia /


Publicada em: 29/11/2018 08:27 - Atualizada em: 29/11/2018 13:35
Pesquisadores da Ufla criaram hidrogel que poderá substituir tecidos moles do corpo
Eles desenvolveram um hidrogel à base de albumina e pectina, que são compostos naturais

Foto extraída do site da Ufla

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Se em uma extração dentária, por exemplo, a pessoa perde partes da gengiva - que é um tecido mole do corpo – torna-se então necessário fazer um preenchimento no local. Tecnologias com novos materiais têm garantido o surgimento de compostos que podem ser utilizados nesses e outros enxertos para reparação de músculos do corpo humano. Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (Ufla) estão atuando nessa área e desenvolveram um hidrogel à base de albumina e pectina, que são compostos naturais.

O professor do Departamento de Engenharia (DEG) Juliano Oliveira coordena os estudos e explica que esse novo material, ainda em análise, tem duas grandes vantagens: é biocompatível, ou seja, não é nocivo ao organismo, o que colabora para baixa taxa de rejeição; e tem a capacidade de incorporar substâncias terapêuticas, como antibióticos e anti-inflamatórios, liberando-as de forma controlada. "Essa última propriedade ajudaria a reduzir o tempo de recuperação do paciente e melhorar sua qualidade e vida", explica o professor.

A albumina, um dos elementos (polímeros) naturais utilizados, é uma proteína que pode ser encontrada nos ovos (ovoalbumina), representando cerca de 54% das proteínas da clara. Já a pectina está presente na parede celular de certas plantas, como a laranja e a maça, por exemplo. A pectina é responsável pela adesão entre as células e pela resistência mecânica da parede celular. São, ambas, sustâncias capazes de formar géis. A vantagem de se utilizar substâncias naturais para a produção de hidrogel é o fato de serem atóxicas, terem baixo custo, boa disponibilidade e serem biocompatíveis. Embora haja limitações, como a resistência mecânica e a resistência à água, elas podem ser controladas, por meio de técnicas adequadas.

Além dos polímeros naturais, o hidrogel desenvolvido na Ufla incorpora também o cloranfenicol como medicamento que pode auxiliar no tratamento de infecções, no caso de um possível implante. O projeto, desenvolvido pelos estudantes de graduação Guilherme Carvalho da Engenharia de Materiais e Caroline Mendes da Medicina, orientados pelo professor Juliano, está na fase de testes na área da engenharia. "Estamos analisando como o composto se comporta do ponto de vista mecânico, bem como o comportamento térmico e cinético de liberação dos medicamentos. No futuro, será necessário estudar a biocompatibilidade com testes em laboratório e em organismos animais", explicam.

A criação dos hidrogéis faz parte de um conjunto de iniciativas na Engenharia de Materiais que buscam contribuir para a área da saúde e para a qualidade de vida das pessoas.

Fonte: Ufla

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Comerciante de Lavras foi conduzida até a delegacia por vender bebida alcoólica para menores Parecer favorável da CCJ pode resultar em devolução de verbas para o Executivo
   
Dois lavrenses serão agraciados com a Medalha "Juscelino Kubistchek" Homem foi preso acusado de abusar sexualmente de crianças nas dependências do Lavras Tênis Clube
   
Pedestre é atingido no rosto por linha chilena em bairro de Lavras Campus 2 do Unilavras foi inaugurado em Lavras - veja fotos
.

Flashes de Notícias:

Projeto Influencers na Net nas escolas municipais Queijo lavrense premiado no Concurso Mundial de Queijos
   
Briga com facada no Centro de Lavras 1ª Edição do Fest Vai
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Série Viajadamente no Peru - Parte 6 - Lima Série Viajadamente no Peru - Parte 5 - Machu Picchu
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 4 - Machu Picchu Série Viajadamente no Peru - Parte 3 - Cusco
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 2 - Cusco Série Viajadamente no Peru - Parte 1 - Cusco

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras