Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 28/11/2018 08:46 - Atualizada em: 28/11/2018 14:14
1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes está sendo realizada no Rio, uma parceria Inmetro, Ufla e Firjan
O reitor da Ufla, professor José Roberto Soares Scolforo, participou da solenidade de abertura

Scolforo, Reitor da Ufla, durante domonstrações com o carro autônomo desenvolvido na Ufes

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Está sendo realizada nesta semana, no Rio de Janeiro, a "1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil". O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Firjan. O primeiro dia de atividades foi nessa segunda-feira, dia 26, e a programação segue até amanhã, quinta-feira, dia 29.

O reitor da Ufla, professor José Roberto Soares Scolforo, participou da solenidade de abertura e reforçou em sua fala o objetivo do evento: "Queremos construir um arcabouço legal, claro e objetivo, para que, nas evoluções dos veículos autônomos, a segurança seja a tônica, e o cuidado com o ser humano seja o ponto fundamental. A Universidade se sente muito orgulhosa em ser parceira de uma instituição com tanta credibilidade, como é o Inmetro", disse.

Também se pronunciaram durante a abertura o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, e o gerente da Casa Firjan, Gabriel Pinto. Os professores da Ufla Arthur de Miranda Neto, Joel Yutaka Sugano e Danilo Alves de Lima são palestrantes na Conferência. Além deles, integra o Comitê Organizador o professor Sérgio Teixeira. Todos são membros, na Ufla, do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT/Ufla).

Nos quatro dias de programação, representantes de ministérios, órgãos de segurança viária, montadoras, fornecedores de tecnologia, acadêmicos e profissionais das áreas jurídica e de seguros estarão empenhados na discussão da criação de regras claras que permitam viabilizar e incentivar a adoção, de forma segura, de tecnologias relativas a veículos inteligentes. Atualmente, a automatização de veículos enfrenta desafios quanto à regulamentação e às políticas vigentes.

No primeiro dia de evento fez parte das atividades a demonstração do carro inteligente IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele circulou pela área dos jardins da Casa Firjan. O carro autônomo, de acordo com o professor da Ufes Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto do veículo, tem a capacidade de se adaptar ao meio ambiente. Ele possui tecnologia para se localizar e reprogramar as rotas, usando sensores a laser e câmeras de vídeo.

Fonte: Ufla

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras