Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 23/11/2018 21:29 - Atualizada em: 24/11/2018 14:23
A Ufla é o órgão federal menos vulnerável a fraude e corrupção em MG, de acordo com o TCU
Estudo do Tribunal de Contas da União analisou a vulnerabilidade dos órgãos públicos federais

A boa gestão da Universidade Federal de Lavras foi destaque no estudo realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Imagem parcial do campus da Universidade Federal de Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou um estudo sobre a vulnerabilidade dos órgãos públicos federais no que tange a fraudes e corrupção. A auditoria analisou 287 órgãos.

O TCU apontou que, no Estado, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) tem a combinação de peças do mecanismo de prevenção mais frágeis.

Dos 287 órgãos avaliados, 19 instituições federais estão em Minas. De acordo com a pesquisa, no Estado, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) possui mecanismos de prevenção mais robustos entre as 19 instituições federais analisadas em Minas. O TCU criou uma escala e quanto mais próximo de 1, pior é o índice de vulnerabilidade, a Ufla está apresentou 0,31.

O TCU esclarece que esses cálculos se referem apenas à fragilidade dos mecanismos de controle - não são indicativos que de que exista fraude ou corrupção nas instituições avaliadas. "No decorrer de 2018, o TCU promoveu auditoria operacional para avaliar se os controles de prevenção e detecção relacionados a fraude e corrupção de órgãos e instituições do Poder Executivo Federal estão compatíveis com seus poderes econômicos e de regulação, bem como propor melhorias em práticas específicas, com o intuito de eliminar ou mitigar causas sistêmicas. Assim, o Tribunal oferece uma ferramenta para que as instituições possam aprimorar os controles e aperfeiçoar a gestão de risco", explica o TCU.

De acordo com o Tribunal de Contas, como parte da auditoria, foram construídas metodologias de cálculo e consolidadas informações sobre a implementação dos controles: Gestão da Ética e Programa de Integridade; Transparência e Accountability; Governança e Auditoria Interna; Gestão de Riscos e Controles Internos; Designação de Dirigentes. 

O assessor de governança e gestão da Ufla, Adriano Higino Freire, disse que o resultado positivo da Universidade vai ao encontro do trabalho intenso realizado pela gestão e toda a comunidade acadêmica. "Esse reconhecimento é resultado do trabalho sério e profissional da equipe de gestão, que zela pelos princípios da eficiência, da legalidade, da moralidade e da transparência no uso de recursos para o cumprimento do interesse público. Nossa gestão é orientada por um planejamento estratégico monitorado com um controle rígido de cumprimento de metas e alcance de resultados que visam ao interesse da sociedade", falou.

Ainda de acordo com o TCU, estarão disponíveis, a partir de segunda-feira, dia 26, relatórios individuais das instituições pesquisadas, contendo os respectivos resultados, além de análise comparativa de cada uma com o total da amostra e também com instituições de mesma natureza.

Confira a relação dos órgãos federais que foram estudados pelo Tribunal de Contas da União (TCU)

Índice de fragilidade de controle de fraude e corrupção, quanto mais próximo de 1, maior a possibilidade de a instituição ser alvo de fraude

Instituto Federal de Minas Gerais - 0,87

Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa) - 0,86

Universidade Federal de Alfenas 0,83

Universidade Federal do Sudeste de Minas Gerais - 0,78

Instituto Federal do Triângulo Mineiro - 0,76

Universidade Federal de Juiz de Fora - 0,74

Universidade Federal de Viçosa - 0,72

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - 0,70

Universidade Federal de Ouro Preto - 0,66

Universidade Federal de São João del-Rei - 0,66

Instituto Federal do Sul de Minas - 0,64

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - 0,63

Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) - 0,63

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - 0,59

Hospital das Clínicas UFMG - 0,58

Universidade Federal de Minas Gerais - 0,52

Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais - 0,48

Hospital das Clinicas Univ. Federal do Triângulo Mineiro - 0,48

Universidade Federal de Lavras (Ufla) - 0,31

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras