Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 14/11/2018 13:59 - Atualizada em: 14/11/2018 17:44
Cemig alerta: tempestades podem provocar acidentes com energia elétrica
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), através de nota para a imprensa, faz alerta sobre os perigos dos raios nesta época do ano

Imagem ilustrativa extraída do meteojus.blogspot.com

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Além das altas temperaturas, a primavera do Sudeste brasileiro tem se caracterizado pelas tempestades que acontecem, principalmente, nos fins de tarde. Por isso, a população lavrense deve ficar atenta aos perigos desse fenômeno meteorológico, como a ocorrência de raios, rajadas de ventos e inundações.

Como o Brasil está localizado em uma zona tropical, o clima quente favorece a formação de tempestades. No país, é registrada uma das maiores incidências de relâmpagos do planeta. Anualmente, mais de 1 milhão de raios são contabilizados apenas em Minas Gerais, e essas descargas atmosféricas podem causar acidentes com a população e danos ao sistema elétrico.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Demetrio Aguiar, alguns procedimentos devem ser adotados pela população durante as tempestades, como desligar das tomadas os equipamentos elétricos, evitando o risco de queima e à segurança das pessoas. "Ocorre da seguinte forma: durante as chuvas, o raio pode cair nas proximidades da edificação ou até mesmo na rede elétrica e chegar às residências por meio da fiação, podendo atingir os moradores. Mas é importante salientar que os equipamentos devem ser desligados antes da tempestade começar, pois há risco de choque elétrico se isso for feito durante a chuva", explica o engenheiro.

Demetrio Aguiar alerta, ainda, para os danos que as descargas elétricas podem provocar no corpo humano: "O raio provoca queimaduras gravíssimas e pode provocar parada cardiorrespiratória, que leva inclusive à morte".

As tempestades também podem causar rompimento de fios elétricos da rede de energia. Nesse caso, é imprescindível que todos se mantenham distantes do local. "Caso alguém se depare com um cabo partido, nunca deve aproximar-se ou tocar a fiação e, se possível, não deve permitir que outras pessoas se aproximem também. Nestes casos, a recomendação é ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia", destaca Demetrio

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre as redes elétricas e trazer consigo fios elétricos possivelmente energizados que ficam escondidos sob as folhas e podem causar acidentes graves.

Veja outras dicas de segurança durante tempestades:

Durante períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, a antena de TV pode ficar desregulada. Se isso acontecer, não suba no telhado para ajustá-la, pelos riscos de queda, choque elétrico e de ser atingido por um raio.

Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o telefone sem fio ou o celular, desde que o aparelho não esteja conectado na tomada.

Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras