Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / Cultura /


Publicada em: 13/11/2018 14:17 - Atualizada em: 14/11/2018 07:58
Iª Rodada dos Fóruns de Cultura de Lavras será realizada nesta terça-feira
O evento será realizado hoje, no dia 20 e no dia 27, na Casa da Cultura, na rua Sant'Anna

Casa da Cultura. Foto: Ascom PML

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Lavras foi no passado uma das cidades mais cultas de Minas Gerais, para se ter uma ideia, em outubro de 1888, chegou a Lavras para uma temporada no "Theatro Municipal" a Companhia Dramática dirigida pelo conceituado artista Augusto Brandão.

Também em outubro, mas de 1916, a cantora lírica Consuelo Escriche, diplomada pelo Real Conservatório de Milão, Itália, onde iniciou sua brilhante carreira artística, se apresentou em Lavras no "Theatro Municipal", depois de exibir-se nos mais conhecidos palcos europeus, sempre ao lado de grandes figuras, como por exemplo, Tita Ruffo e o grande Caruso, veio para uma temporada na América do Sul. No Brasil, apresentou-se no Rio de Janeiro, São Paulo, Petrópolis e Lavras.

Em fevereiro de 1917 foi reinaugurado o "Theatro Municipal", com a apresentação da ópera Aída, pela Companhia Lírica Rotoli e Billoro, de Luigi Billoro e Donato Rotoli. Foi uma noite de gala para a sociedade lavrense, não só pela reforma do teatro, que era uma réplica fiel do Scala de Milão, mas também pela apresentação da Companhia Lírica, já que foi a primeira vez que se apresentava uma ópera no interior de Minas Gerais.

Em 1985, o jornal "Estado de Minas" estampou uma grande reportagem sobre Lavras, com o título "A história da ópera em Minas começou com Aída, em Lavras", a reportagem narrava os tempos áureos do "Theatro Municipal", quando aqui eram encenadas grandes peças teatrais e companhias líricas de renome internacional, que faziam temporadas de meses em nossa cidade.

O "Theatro Municipal de Lavras" possuía 10 camarotes, 20 frisas, 150 poltronas, 140 cadeiras, 100 balcões e 250 gerais. Seu luxo só comparava-se ao famoso "Theatro de Petrópolis".

Na década de 60, Lavras perdeu seu interesse pela arte e pela cultura. O "Theatro Municipal" foi demolido, a imposição da cultura americana e o massacre da nossa cultura, facilitada pelos governos militares, também teve seu peso.

De lá para cá, a "cultura do desinteresse" tomou conta de Lavras. Existem algumas pessoas que ainda resistem como o teatrólogo e diretor de teatro Ricardo Calixto, do Grupo de Teatro Construção, o também teatrólogo Homero Faria, o maestro José Maciel e suas Meninas Cantoras de Lavras, não esquecendo também do trabalho da ex-secretária Municipal de Cultura Luíza Victorino, que desenvolveu uma política cultural jamais vista na cidade.

Agora a Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Cultura e o Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal de Lavras (Ufla), vão promover a I Rodada dos Fóruns Setoriais de Cultura de Lavras, o evento será realizado hoje, terça-feira, dia 13, no dia 20 e no dia 27 deste mês, na Casa da Cultura.

Os Fóruns Setoriais reunirão representantes de várias áreas da cultura de Lavras para discutir o cenário da produção artística e cultural do município. Além disso, esse será o momento em que cada setor apresentará os seus candidatos para a eleição dos membros do Conselho de Política Cultural de Lavras para a nova gestão. A eleição será realizada em dezembro desse ano. 

Os organizadores lembram que esse evento é extremamente importante para que seja possível a construção de políticas culturais democráticas para o município.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras