Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / História /


Publicada em: 12/11/2018 14:58 - Atualizada em: 12/11/2018 20:22
O que a população e autoridades de Lavras precisam saber sobre a Primeira e Segunda Guerra Mundial
Há 100 anos terminava a Primeira Guerra Mundial e há 73 a Segunda Guerra. Um lavrense foi o único brasileiro a participar dos dois conflitos mundiais

Imagem do teatro de batalha da Primeira Guerra Mundial, onde o lavrense Diaulas Junqueira de Aquino Pádua participou

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

A Primeira Guerra Mundial foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918, ontem, domingo, dia 11, fez cem anos de seu fim. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os aliados e os Impérios Centrais, a Alemanha e a Áustria-Hungria.

Nos três primeiros anos da guerra, o Brasil permaneceu neutro. Porém, em 5 de abril de 1917, um submarino alemão atacou um navio brasileiro, o vapor Paraná da Marinha Mercante, carregado de café. Neste ataque, próximo ao litoral francês, três brasileiros foram mortos.

Em 20 de maio, outro navio brasileiro, agora o Tijuca, navegando em águas francesas, foi torpedeado por um submarino alemão. Estes fatos foram o estopim para a entrada do Brasil no conflito.

O Brasil declarou guerra aos países da Tríplice Aliança (Alemanha e Império Austro-Húngaro) em 1 de junho de1917. Porém, o Brasil não enviou soldados para os campos de batalha na Europa. Desta forma, nenhum militar brasileiro foi morto durante o conflito armado mundial.

Porém, alguns brasileiros participaram da Primeira Grande Guerra Mundial como integrante de um contingente de 31 brasileiros que acompanhou uma missão médica na França, entre eles, um lavrense: Diaulas Junqueira de Aquino Pádua.

Diaulas nasceu em Lavras no dia 26 de junho de 1896, ele era filho de Mário de Aquino Pádua e de Etelvina Junqueira de Aquino Pádua, ele foi o único lavrense que participou da Primeira Grande Guerra Mundial e o único brasileiro a participar das duas Grandes Guerras.

Devido a sua participação como integrante da força de proteção à missão médica na primeira Grande Guerra e como combatente da segunda Grande Guerra, o professor Diaulas Junqueira de Aquino Pádua foi várias vezes condecorado: em 24 de março de 1944, recebeu a "Medalha da Vitória" e a "Comenda General Charles Lindgerh", em 16 de agosto de 1968, a "Medalha do Pacificador", em 20 de dezembro de 1972, a "Medalha da Vitória" e a "Cruz de Campanha", em 20 de julho de 1973, a "Ordem de Santos Dumont" e em 16 de julho de 1974, a "Ordem dos Bandeirantes" e o título de "Comendador".

O herói brasileiro, expedicionário lavrense de duas guerras, morreu em Belo Horizonte no dia 25 de abril de 1980, aos 84 anos. Em Lavras não existe nenhuma rua com seu nome e nenhum monumento que lembre sua participação como o único expedicionário brasileiro de dois grandes conflitos mundiais.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Comerciante de Lavras foi conduzida até a delegacia por vender bebida alcoólica para menores Parecer favorável da CCJ pode resultar em devolução de verbas para o Executivo
   
Dois lavrenses serão agraciados com a Medalha "Juscelino Kubistchek" Homem foi preso acusado de abusar sexualmente de crianças nas dependências do Lavras Tênis Clube
   
Pedestre é atingido no rosto por linha chilena em bairro de Lavras Campus 2 do Unilavras foi inaugurado em Lavras - veja fotos
.

Flashes de Notícias:

Projeto Influencers na Net nas escolas municipais Queijo lavrense premiado no Concurso Mundial de Queijos
   
Briga com facada no Centro de Lavras 1ª Edição do Fest Vai
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Série Viajadamente no Peru - Parte 6 - Lima Série Viajadamente no Peru - Parte 5 - Machu Picchu
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 4 - Machu Picchu Série Viajadamente no Peru - Parte 3 - Cusco
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 2 - Cusco Série Viajadamente no Peru - Parte 1 - Cusco

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras