Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 09/11/2018 16:05 - Atualizada em: 09/11/2018 22:11
Cursos de Engenharia Civil e Pedagogia da Ufla conquistam a excelência em avaliação do MEC
A avaliação atesta a qualidade do curso superior e é condição necessária para a validade nacional de seu diploma

Vista parcial do campus da Ufla. Foto: Ascom/Ufla


.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O bacharelado em Engenharia Civil e a licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) obtiveram a nota máxima (5) no reconhecimento de curso realizado pelo Ministério da Educação (MEC). 

O reconhecimento de curso inclui três dimensões: organização didático-pedagógica, com peso 30 na nota final; corpo docente e tutorial, com peso 40; e infraestrutura, com peso 30. Cada uma delas reúne diversas categorias de análise.

A coordenadora adjunta da licenciatura em Pedagogia, Luciana Silva, ressalta a importância da participação efetiva dos docentes no processo. "O envolvimento do colegiado, do Núcleo Docente Estruturante e do corpo docente como um todo foi fundamental para a obtenção do resultado", afirma.

O trabalho conjunto também é reconhecido como decisivo pelo coordenador do curso de Engenharia Civil, Lucas Henrique Abreu. "Inclusive, no meio do processo, passamos por uma transição na coordenação do curso. Mas ela foi conduzida de maneira muito exemplar pelo ex-coordenador, que continuou contribuindo de forma muito atuante no colegiado", conta.

Segundo os coordenadores, um aspecto que chamou muita atenção dos avaliadores foi o comprometimento dos alunos. "Eles ficaram impressionados com a participação dos estudantes em atividades extraclasse, como núcleos de estudo, projetos de extensão, iniciação científica e intercâmbio", cita Lucas.

Na UFLA, o processo de reconhecimento de curso atualmente é conduzido com o apoio da Coordenadoria de Avaliação, vinculada à Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (DADE). "Essas foram as primeiras avaliações que acompanhamos do início ao fim. A obtenção da nota máxima referenda, portanto, o trabalho que temos realizado e o acerto do caminho institucional escolhido", ressalta o diretor da DADE, Warlley Ferreira Sahb.

A Coordenadoria de Avaliação realiza a mediação entre os avaliadores e os coordenadores de curso da UFLA. De acordo com a responsável pelo setor, Francine de Paulo Martins Lima, o principal objetivo é "auxiliar na adequação aos protocolos e questões normativas que devem ser observados, instruindo os coordenadores para potencializar, ao máximo, a avaliação dos cursos".  

No momento, a coordenadoria está acompanhando o processo de reconhecimento de mais quatro cursos: Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Medicina.

 

Fonte: Ufla

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras