Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 06/11/2018 20:57 - Atualizada em: 07/11/2018 10:41
Professores da Ufla são premiados por publicações científicas em âmbito internacional
A cerimônia de premiação dos docentes foi realizada nesta segunda-feira, dia 5

Foto: Ufla

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizou nessa segunda-feira, dia 5, uma cerimônia de premiação dos docentes que tiveram suas publicações científicas destacadas em âmbito internacional. Receberam o prêmio "Professor Alysson Paulinelli" os professores Paulo dos Santos Pompeu, Rafael Dudeque Zenni e Juliano Elves Oliveira, que publicaram, em 2017, os artigos científicos em periódicos com maior fator de impacto JCR corrigido. Também foram agraciados os professores Teodorico de Castro Ramalho, Júlio Neil Cassa Louzada e Rosane Freitas Schwan com o prêmio "Professor Alfredo Scheid Lopes", com relação ao maior número de citações na base Web of Science, considerando o período de 2015 a 2017.

O assessor para Desenvolvimento Acadêmico e Administrativo e pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, professor Márcio Machado Ladeira, apresentou um breve currículo de todos os agraciados. "É importante mostrar aos pesquisadores que ainda focam muito em periódicos nacionais, de baixo impacto, que temos muitos docentes da Ufla conseguindo acessar excelentes periódicos internacionais. Por isso, na programação do Congresso da Pós-Graduação, que ocorre nesta semana, teremos uma série de palestras de professores que são editores de periódicos internacionais". Ladeira salientou a alta capacidade produtiva dos professores da Ufla. "Temos certeza que há produção de altíssima qualidade na Ufla, talvez o que falta seja um pouco de ousadia para alguns pesquisadores para tentarem publicar nesses periódicos internacionais".

Também esteve presente na cerimônia o reitor da Ufla, professor José Roberto Soares Scolforo. Para ele, essa premiação tem dois objetivos: reconhecer o valor de pessoas que marcam a importância da Ufla para o País, homenageando assim os professores Alysson Paulinelli e Alfredo Sheid Lopes e também fazer um reconhecimento público da qualidade dos trabalhos dos docentes da Ufla. "Com sabedoria e persistência conseguimos promover a popularização do conhecimento. Por isso, espero que vocês se inspirem nesses dois professores que engrandecem essa Universidade de uma maneira muito especial. E destaco que não queremos iniciar com essa premiação a era da produção em nossa Instituição, mas sim fortalecer o nosso compromisso na sociedade e no progresso do País", destacou.

Na solenidade, o professor Alfredo contou um pouco da sua história acadêmica e os desafios que já enfrentou. "Nesse momento passa um filme na nossa cabeça. Sempre lutei para dar o melhor de mim e para transformar os desafios em oportunidades. Nesses quase 60 anos de carreira eu tive três grandes desafios. O primeiro, em 1963, quando eu e mais 18 professores ficamos dois anos sem receber para que essa Universidade não fechasse. O segundo, em 1972, quando resolvi ir para os Estados Unidos aprimorar os meus conhecimentos mesmo com muita dificuldade para conseguir uma bolsa de estudos. Já o terceiro, em 1973, quando enfrentei vários problemas na coleta de solos de 60 municípios do Cerrado, e para resolvê-los criei um trado específico para ser manuseado naquele tipo de solo". Para encerrar, o professor destacou que os jovens de hoje são a razão da sua existência profissional.

Paulinelli seguiu a mesma linha, enfatizando a importância de se enfrentar os desafios para a realização de grandes sonhos. "Sonhem alto, mas não se esqueçam que entre os sonhos e a realidade há muito trabalho e dedicação. Como vocês, sonhei muito aqui. Vocês são privilegiados por estarem em uma Universidade que dá exemplo ao País. E se hoje posso ser inspiração para jovens profissionais como vocês é uma honra muito grande".

Fonte: Ufla

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras