Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Educação /


Publicada em: 06/11/2018 08:15 - Atualizada em: 06/11/2018 11:51
Ufla é a 8ª melhor universidade pública do Brasil e a 2ª de Minas
A avaliação é do Guia do Estudante, da Editora Abril Cultural que está em sua 28ª edição

Foto ilustrativa

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) está novamente entre as melhores universidades públicas do Brasil na avaliação do Guia do Estudante, classificada como a 8ª do Brasil e a 2ª de Minas Gerais. Além disso, a Instituição está entre as três melhores universidades na área de conhecimento Ciências Agrária e da Terra. 

Foram avaliados neste ano 22 cursos da Ufla: Administração (Bacharelado), Agronomia (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Agrícola (Bacharelado), Engenharia Ambiental e Sanitária (Bacharelado), Engenharia de Alimentos (Bacharelado), Engenharia Florestal (Bacharelado), Letras (Licenciatura), Medicina Veterinária (Bacharelado), Nutrição (Bacharelado), Química (Licenciatura), Sistemas de Informação (Bacharelado) e Zootecnia (Bacharelado) foram os cursos classificados com nota 5 (que equivale a excelente). Receberam nota 4! (muito bom) os cursos: Administração Pública (Bacharelado), Ciência da Computação (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado), Filosofia (Bacharelado), Física (Bacharelado), e Matemática (Bacharelado). 

O Guia do Estudante é uma publicação da Editora Abril, em sua 28ª edição, o Guia do Estudante avaliou mais de 17 mil cursos de graduação de 1679 instituições de ensino. A avaliação é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Além de constituir um importante instrumento para a seleção do curso e da instituição, o objetivo da avaliação é valorizar e reconhecer a excelência no ensino e fomentar a busca por melhorias.

É importante salientar que a premiação busca equalizar a qualidade dos cursos da instituição (que podem ser 5, 4 ou 3 estrelas) com a quantidade de cursos disponíveis. Para o Guia do Estudante, identificar as melhores universidades não consiste apenas em somar a quantidade de cursos estrelados (ainda que cada estrela tenha um peso diferente), mas sim considerar o quanto isso (a qualidade) representa em relação à quantidade de cursos oferecida e avaliada. Assim, foi estabelecida uma fórmula que permite pontuar as instituições, de modo a identificar as melhores.

O reitor da Ufla, professor José Roberto Scolfofo manifestou a respeito da classificação da Ufla, para ele, constar novamente no seleto grupo de universidades de excelência é motivo de imenso orgulho e reconhecimento da dedicação de toda a comunidade acadêmica. "Esse resultado é fruto do trabalho de toda a comunidade de docentes, técnicos e discentes, que se esforçam ao máximo em todas as suas atividades. É muito gratificante para quem dirige a Universidade perceber que a comunidade tem extremo comprometimento em tornar a Ufla uma das melhores instituições do País", disse o reitor.

O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, também destaca que a Ufla se mantém há quase uma década entre as dez melhores universidades do Brasil, segundo os indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inpe/MEC). "Além disso, tem figurado entre as melhores no Guia do Estudante, uma publicação muito consultada por jovens que buscam referências sobre cursos e instituições. Os resultados são consequência de muita dedicação de toda a comunidade acadêmica, de investimento massivo em formação de pessoas e em infraestrutura, bem como de estratégias competentes de gestão. Os coordenadores de cursos, colegiados, docentes, técnicos e estudantes de graduação estão de parabéns por mais esse reconhecimento da excelência praticada na Ufla", salienta o pró-reitor. 

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

STJ nega recurso do Canil de Lavras em processo proposto pelos vizinhos do Parque Francisco de Assis Cosplay Lavras 2019: Evento reuniu mais de 2.000 fãs da cultura pop
   
Ladrões arrombaram caixas eletrônicos na Ufla Funed vai analisar material recolhido de estudante da Ufla que morreu em Lavras
   
Ufla oferece planta de casa gratuitamente para população vulnerável de Lavras Violência em Campo Belo: rapaz é agredido por grupo de jovens
.

Flashes de Notícias:

Resultado do exame de H1N1 do estudante da Ufla que faleceu Interesse da Europa no agronegócio da região de Lavras
   
Curso de capacitação do S.I.M. Show de Matheus & Kauan no Open LRF 2019
   
Licitação da empresa de ônibus Final do Concurso Miss Brasil Café 2019

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Caixa Postal: 98 - CEP: 37.200-000 - Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras