Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 01/10/2018 10:41 - Atualizada em: 01/10/2018 18:51
Solenidade marca o início da construção do Hospital-Dia Ufla - veja fotos
Lançamento da pedra fundamental, descerramento de placa, pronunciamentos e início da construção do Hospital Universitário

Reitor José Roberto Scolforo, durante seu pronunciamento foi tomado pela emoção. Fotos: Ricardo Silva
 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O dia 28 de setembro de 2018 foi um dia histórico, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) reuniu autoridades e convidados para o lançamento da pedra fundamental da construção do Hospital-Dia Ufla, a cerimônia marcou também o início das obras do Complexo da Saúde II, o Hospital Universitário. A estrutura será edificada no terreno do antigo Hospital do Coração, na avenida Evaristo Gomes Guerra, no bairro Jardim Glória, na Zona Oeste de Lavras.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro teve início aos pronunciamentos e o primeiro a falar foi o professor Thales Augusto Barçante, chefe do departamento de Ciências da Saúde (DSA); a vice-reitora Édila Von Pinho; o prefeito José Cherem e por último o reitor José Roberto Scolforo.

O professor Scolforo falou que: "esse hospital foi concebido com o propósito de cuidar e tratar o ser humano com a dignidade e respeito que merece. Queremos somar ao sistema de saúde e Lavras e região, sendo uma opção de atendimento qualificado e sensível às pessoas. Trabalharemos com uma linha de atendimento moderna, com sistemas de agendamento que evitem filas e preparados para, em casos de urgência, atender ao paciente com o devido cuidado de forma imediata. O hospital universitário é um dos maiores presentes da Ufla para a população de Lavras", disse.

Falou também que o Sistema Único de Saúde (SUS) é, talvez, o melhor sistema de atendimento a saúde pública do mundo, disse que o problema da saúde no Brasil não está no SUS, mas nos gestores despreparados e são eles que devem ser trocados. Scolforo falou que o Hospital-Dia Ufla terá um atendimento 100% SUS e um atendimento com qualidade, disse que o atendimento que será implantado naquele hospital servirá de exemplo para todo o Brasil.

Em alguns momentos o reitor Scolforo não conseguiu esconder a emoção, quando falou de sua dedicação a Ufla, de seu trabalho frente a instituição e de sua família, mas o momento mais marcante foi quando se referiu aos seus pais, ele chegou a interromper seu pronunciamento tomado pela emoção. Scolforo foi muito aplaudido pelos presentes.

Após os pronunciamentos, foi feito o descerramento de uma placa alusiva ao início da obra, em seguida, foi colocado dentro de uma caixa de concreto uma cápsula do tempo, com documentos, cartas, registros e outros objetos, a cápsula deverá ser aberta em 2043, quando completar 25 anos. Uma árvore de pau-brasil, a  árvore símbolo do País, também foi plantada no local.

Hospital-Dia Ufla

A estrutura do Hospital-Dia Ufla será construída no terreno onde funcionou o antigo "Hospital do Coração", na zona oeste do município. Esse modelo de unidade de saúde é inédito na região, prestando 100% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo consultas médicas especializadas, exames de apoio diagnósticos especializados e cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, que exijam internação não superior a 12 horas.

A Ufla ficará responsável especialmente pela construção da área física, aquisição de equipamentos especializados e custeio de atividades acadêmicas envolvidas. A Prefeitura contribuirá com equipamentos básicos, profissionais técnicos para atendimento e custeio dos serviços prestados à população.

O hospital terá uma área construída de 7,7 mil metros quadrados, depois de pronto vai gerar mais de 250 empregos diretos e cerca de 300 indiretos. O recurso na ordem de R$ 18,4 milhões para a realização da obra já está assegurado, ele foi viabilizado junto ao Ministério da Educação.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras