Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Economia /


Publicada em: 27/09/2018 17:50 - Atualizada em: 28/09/2018 00:02
Cemig dá dicas para diminuir consumo em aparelhos elétricos
Pequenas atitudes cotidianas podem aliviar valor da conta de energia no fim do mês

foto ilustrativa

 

.


Dê play e conheça o Toledo Residencial


  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Em períodos com grandes variações de temperaturas, como aqueles em que a sensação de frio e calor se alternam entre o dia e a noite, é comum que aparelhos com fins distintos – para esfriar o ambiente ou para ajudar a se aquecer – sejam usados no mesmo dia. Pensando na otimização do consumo e no bolso do cliente, a Cemig preparou algumas dicas que podem contribuir para a redução do valor das contas de energia.

O ar condicionado, por exemplo, é um dos equipamentos mais utilizados para amenizar as altas temperaturas. Mas, segundo o engenheiro de soluções energéticas Luciano Barreto, da Cemig, o aparelho tem potência elevada mesmo nas versões mais modernas e eficientes, sinalizando um ponto de atenção.

"O consumo de energia depende basicamente de duas variáveis: potência do equipamento, medida em watts, e tempo de utilização, calculado em horas. Um modo de economizar energia ao usar o ar condicionado é reduzir o tempo de funcionamento desse aparelho", explica o engenheiro. Luciano recomenda, ainda, que, ao comprar, o consumidor dê preferência àqueles com selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra "A" – considerados mais eficientes.

O ventilador é um equipamento para amenizar o calor intenso, mas, apesar de ter menor potência que o ar condicionado, também deve ser usado com prudência. "O ventilador poderá ter uma parcela significativa na conta de energia caso fique o tempo todo ligado na velocidade máxima", comenta Luciano.

Já nas horas de frio, o chuveiro elétrico no modo inverno costuma ser uma alternativa para aquecer o corpo – mas um perigo para a conta de energia. "Na posição verão, o chuveiro promove uma economia de até 30% se comparado com a posição inverno. Além isso, o ideal é que os banhos não sejam tão prolongados, diminuindo o tempo de uso do aparelho", esclarece o engenheiro.

Outros hábitos, por mais simples que pareçam, também merecem atenção. Nunca coloque roupas e calçados para secar atrás da geladeira, pois além de desperdiçar energia, proporciona riscos de choque elétrico.

Além de controlar o tempo de uso, como alerta Luciano, o consumidor pode verificar a potência dos aparelhos, garantindo maior economia. Essa informação deve ser observada no selo do Inmetro que os acompanham e que, preferencialmente, devem conter a letra A ou o selo Procel, da Eletrobras, indicando que são mais eficientes em relação à eletricidade necessária para o funcionamento.

Outros cuidados:

- Instale o ar condicionado em local alto, com boa circulação de ar, e protegido da luz solar.

- Utilize a função sleep do ar-condicionado, que eleva a temperatura automaticamente de hora em hora durante as horas de sono. Isso mantém o conforto do ambiente e reduz o consumo.

- Em caso de queima da resistência do chuveiro, troque-a imediatamente. Nunca reaproveite a resistência queimada.

- Troque chuveiros muito antigos por versões mais novas, com selos de eficiência.

- Sempre desligue os equipamentos quando não estiverem sendo utilizados.

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

Agência do Banco Itaú, da Zona Sul de Lavras, está fechada temporariamente por causa da pandemia Incêndio supostamente criminoso destruiu veículo na Zona Norte de Lavras - veja vídeo
   
Prefeitura de Lavras divulgou que denúncias nos finais de semana contra aglomerações devem ser feitas no 190 da PM Bombeiros capturaram cobra que invadiu uma casa em Lavras
   
Ufla poderá armazenar vacinas do Governo do Estado em seus Ultrafreezers Decreto da Prefeitura de Lavras prevê uso obrigatório de máscara também em vias públicas
   
PM de Lavras aborda homem que portava réplica de arma de fogo na cintura Prefeitura de Lavras publica decreto com menos restrições que a Onda Vermelha do Minas Consciente
   
CDL Lavras informa que medidas estão sendo tomadas pela entidade para tentar evitar o fechamento do comércio - veja vídeo Comerciantes de Lavras manifestaram contra aplicação da fase restritiva da Onda Vermelha
.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras